Estratégias de ensino para a aprendizagem sobre sepse

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769236364

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Conhecimento, Sepse, Metodologias ativas, Estratégias de ensino e aprendizagem

Resumo

Objetivo: verificar a efetividade da articulação de métodos tradicionais e ativos de ensino para desenvolver conhecimento de estudantes de enfermagem sobre sepse. Método: estudo quase experimental, transversal, do tipo antes e depois, realizado com 27 estudantes de enfermagem por meio de um workshop sobre sepse. Houve aplicação de 5 estratégias de ensino: palestra expositiva, paródia sobre sepse, debate entre equipes, jogo da memória e estudo de caso, seguidas de teste cognitivo. Após 3 meses, ocorreu nova aplicação do teste cognitivo. Resultados: constatou-se aumento da média de acertos no pós-teste imediato com significância estatística (p< 0,001). Três meses após, a média de acertos foi próxima ao teste anteriormente realizado, porém, não houve relevância significativa (p>0,05) para retenção do conhecimento. Conclusão: a articulação de métodos tradicionais e ativos de aprendizagem provocam desenvolvimento de conhecimento sobre a sepse.

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Biografia do Autor

Douglas de Oliveira Silva, Universidade de Uberaba, Uberaba, MG

Graduando em Enfermagem na Universidade de Uberaba, 9º período.

Izabela Katiucia Tomaz da Silva, Universidade de Uberaba, Uberaba, MG

Graduanda do curso de Enfermagem da Universidade de Uberaba

Laís Silva Palmieri, Universidade de Uberaba, Uberaba, MG

Graduanda no curso de enfermagem da Universidade de Uberaba-MG

Fabiana Cristina Pires, Universidade de Uberaba, Uberaba, MG

Enfermeira Trainne na instituição Hospitalar Mário Pálmerio Hospital Universitário.

Juliana da Silva Garcia Nascimento, Universidade de Uberaba, Uberaba, MG

Enfermeira, doutorando do programa de doutorado fundamental da Escola de Enfermagem da USP- Ribeirão Preto. Docente na Universidade de Uberaba- UNIUBE

 

Referências

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Publicado

2020-02-10

Como Citar

Silva, D. de O., Silva, I. K. T. da, Palmieri, L. S., Pires, F. C., & Nascimento, J. da S. G. (2020). Estratégias de ensino para a aprendizagem sobre sepse. Revista De Enfermagem Da UFSM, 10, e17. https://doi.org/10.5902/2179769236364

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