Características demográficas, sociais e clínicas de mulheres em idade fértil atingidas pela Hanseníase

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769230173

Palavras-chave:

Hanseníase, Doenças negligenciadas, Características da população, Saúde da mulher

Resumo

Objetivo: descrever as características demográficas, sociais e clínicas de mulheres em idade fértil atingidas pela hanseníase em uma capital do nordeste brasileiro. Método: estudo descritivo de corte transversal, com abordagem quantitativa. A população do estudo foi composta por 217 mulheres, e resultou em uma amostra intencional de 60, que atenderam aos critérios de inclusão. Resultados: os dados revelaram que 95,0% do conjunto amostral, encontrava-se na faixa de 20 a 49 anos. O modo de detecção que apresentaram uma maior porcentagem foram: o encaminhamento e a demanda espontânea, constituindo 60,0% dos casos. Identificou-se que 30,0% foram diagnosticadas na forma dimorfa, o que afirma os dados referente à classificação multibacilar. Conclusão: as características demográficas, sociais e clínicas foram: mulheres economicamente ativas, predominantemente analfabetas, que possuem companheiros e desempenham ocupações remuneradas e domésticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clodis Maria Tavares, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1976), mestrado em Saúde Pública com área de concentração em Epidemiologia pela Universidade Federal do Ceará (1997) e doutorado em Ciências - EERP-USP.

Tâmyssa Simões Santos, Faculdade de Tecnologia de Alagoas, Maceió, AL

Enfermeira. Mestre em Educação em Ciências e Saúde – UFRJ. Especialista em Enfermagem Dermatológica – FIP. Docente da Faculdade de Tecnologia de Alagoas – FAT. Membro do MORHAN.

 

Nataly Mayara Cavalcante Gomes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Alagoas.

 

Reinaldo Antônio Silva-Sobrinho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR

Doutorado em Ciências da Saúde - Área de Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - USP (2012) e Pós-Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - USP (2013). Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Saúde Pública em Região de Fronteira - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Atua como pesquisador na Universidade de São Paulo-USP e, é professor - pesquisador (adjunto - D) na Graduação e Pós-graduação (Stricto Sensu) na Unioeste, nas disciplinas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (graduação) e Estudos Epidemiológicos (Pós-graduação). Professor Visitante na Universidad Nacional de Misiones - Argentina (Maestría en Salud Pública y Enfermedades Transmisibles).

Fernanda Silva Goes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL

Enfermeira. Graduação pela Universidade Federal de Alagoas. Enfermeira da Prefeitura Municipal de Porto de Pedras, Maceió (AL), Brasil.

Ana Maria de Almeida, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP

Enfermeira. Livre-docência no Departamento de Enfermagem Materno Infantil e de Saúde Pública. Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Professor Associado Sênior da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Tavares, C. M., Santos, T. S., Gomes, N. M. C., Silva-Sobrinho, R. A., Goes, F. S., & Almeida, A. M. de. (2018). Características demográficas, sociais e clínicas de mulheres em idade fértil atingidas pela Hanseníase. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(2), 320–333. https://doi.org/10.5902/2179769230173

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)