Olhares de enfermeiras gestoras da Atenção Primária à Saúde sobre uma política de saúde equitativa

Autores

  • Jessica Bandurka Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Erechim
  • Roseana Maria Medeiros Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Erechim
  • Bárbara Bergamo Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Erechim

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769226742

Palavras-chave:

Grupos minoritários, Atenção primária à saúde, Gestor de saúde, Política de saúde.

Resumo

Objetivo: analisar os olhares de enfermeiras gestoras sobre a implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) em um município da região norte do Rio Grande do Sul. Método: pesquisa de abordagem qualitativa, descritivo-exploratória que contou com a participação de 13 enfermeiras gestoras atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS), cujos dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e analisados pelo método de análise de discurso, entre agosto de 2015 e fevereiro de 2017. Resultados: somente uma informante conhece a PNSIPN na íntegra, três lidam com especificidades dos grupos minoritários e todas afirmam que a política não está implantada na APS do município. Considerações Finais: diante de achados destoantes com o que é preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em relação à PNSIPN, denota-se a necessidade de incorporar a temática no município investigado, a fim de promover equidade racial em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Bandurka, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Erechim

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Erechim. Bolsista FAPERGS/URI. Integrante do Grupo de Estudos em Temáticas de Gênero; Mulheres; Educação; Saúde e Trabalho e integrante do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva e Serviços de Saúde (NESCSS) do Curso de Graduação em Enfermagem da URI Campus Erechim.

Roseana Maria Medeiros, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Erechim

Docente e Coordenadora de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI/ Erechim; Doutora em Educação (UNISINOS); Mestre em Educação (UFRGS). Coordenadora do Grupo de Estudos em temáticas de Gênero, Mulheres, Etnia, Educação, Saúde e Trabalho do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva e Serviços de Saúde – Graduação em Enfermagem – URI Erechim.

Bárbara Bergamo, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Erechim

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Erechim. Bolsista PIIC/URI. Integrante do Grupo de Estudos em Temáticas de Gênero; Mulheres; Educação; Saúde e Trabalho e integrante do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva e Serviços de Saúde (NESCSS) do Curso de Graduação em Enfermagem da URI Campus Erechim.

Downloads

Publicado

2017-09-11

Como Citar

Bandurka, J., Medeiros, R. M., & Bergamo, B. (2017). Olhares de enfermeiras gestoras da Atenção Primária à Saúde sobre uma política de saúde equitativa. Revista De Enfermagem Da UFSM, 7(2), 262–275. https://doi.org/10.5902/2179769226742

Edição

Seção

Artigos Originais