Redes de atenção à saúde no VER-SUS Oeste Catarinense: contribuições para o ensino em enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769225853

Palavras-chave:

Serviços de saúde, Sistema único de saúde, Educação em saúde, Enfermagem, Ensino

Resumo

Objetivo: discutir as contribuições do Programa Vivências e Estágios na realidade do Sistema Único de Saúde para o estudo das Redes de Atenção à Saúde e sua operacionalização no âmbito do Sistema Único de Saúde, na perspectiva de estudantes de Enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de entrevistas com estudantes participantes do Programa entre 2014 e 2016, em Santa Catarina, cujos dados foram tratados mediante análise temática. Resultados: o estudou revelou o Programa como estratégia que contribui significativamente para a aprendizagem dos estudantes sobre Redes, ao promover a inserção dos mesmos no contexto do serviço, incentivando a práxis e contribuindo, inclusive, para a educação permanente dos profissionais desta rede. Conclusão: salienta-se a importância de proporcionar e ampliar o acesso dos estudantes em programas/vivências dessa natureza, no âmbito da formação em Saúde e Enfermagem, o que poderá colaborar para o fortalecimento do sistema de saúde.

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Biografia do Autor

André Lucas Maffissoni, Universidade do Estado de Santa Catarina, Chapecó, SC

Estudante de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Carine Vendruscolo, Universidade do Estado de Santa Catarina, Chapecó, SC

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Brasil. 

Letícia de Lima Trindade, Universidade do Estado de Santa Catarina, Chapecó, SC

Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

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Publicado

2017-09-11

Como Citar

Maffissoni, A. L., Vendruscolo, C., & Trindade, L. de L. (2017). Redes de atenção à saúde no VER-SUS Oeste Catarinense: contribuições para o ensino em enfermagem. Revista De Enfermagem Da UFSM, 7(2), 167–178. https://doi.org/10.5902/2179769225853

Edição

Seção

Artigos Originais

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