Percepções de estudantes de enfermagem referente à qualidade de vida na trajetória acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769225391

Palavras-chave:

Programas de Graduação em Enfermagem, Enfermagem, Qualidade de Vida, Estudantes de Enfermagem

Resumo

Objetivo: compreender as percepções dos estudantes de enfermagem relacionada à Qualidade de Vida (QV) durante a trajetória acadêmica em uma Universidade Pública Federal. Método:  estudo exploratório, qualitativo, realizado com 14 estudantes de uma Universidade Pública Federal, entre agosto e outubro de 2012. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o diário de campo, com posterior análise de conteúdo. Resultados: Emergiram duas categorias: “A universidade... Entre promotora e não promotora da qualidade de vida” e “Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso como causa dos problemas de saúde”.As dimensões promotoras da QV foram: atividades em grupo, interação entre comunidade científica-comunidade e, conhecimentos transformados na universidade. Quanto às não promotoras da QV percebe-se:alimentação inadequada; exigência dos docentes; extensa carga horária e demanda de tempo elevada; e atividades práticas das disciplinas. Conclusão: Infere-se a necessidade de adaptações na trajetória acadêmica para assegurar uma melhoria na QV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Macedo Carvalho Freitas, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, Cruz das Almas, BA

Mestranda do Programa de Pós graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS (2016). Pesquisadora CAPES, bolsista integrante do Núcleo de Pesquisa de Epidemiologia- NEPI-UEFS (2016). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela UNINTER (2015), Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB (2013). 

Josele Farias de Rodrigues Santa Bárbara, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, Cruz das Almas, BA

Graduada em Enfermagem (2002) e Mestre em Saúde Coletiva (2006), pela Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS. Doutoranda em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia- (ISC/UFBA). Professora Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- (UFRB).

Paulo Roberto Lima Falcão do Vale, Universidade Estadual de Feira de Santana, feira de Santana, BA

Enfermeiro graduado pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialista em Saúde da Família pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, da Univerisidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestrando em Saúde Coeltiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pesquisador do n´pucleo de Estudos e Pesquisas sobre o cuidar/cuidado (NUPEC- UEFS).

Silas Santos Carvalho, Faculdade Anísio Teixeira, feira de santana, BA

Mestrando em Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Feira de Santana-BA (UEFS). Possui Pós-graduação em Saúde da Mulher e Enfermagem Obstétrica e Bacharelado em Enfermagem pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT) de Feira de Santana-BA. Licenciatura em Matemática pela Universidade do Tocantins (UNITINS). Experiência profissional nas áreas de Educação e Saúde e Projetos de Pesquisa. Colaborador de pesquisa no Núcleo de Estudos Avançados em Epidemiologia, Educação em Saúde e Inovação - NESSI (FAT). Integrante e pesquisador do Núcleo de Pesquisa, Prática Integrada e Investigação Multidisciplinar - NUPPIIM (UEFS).

 

Letícia Falcão de Carvalho, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), mestranda em saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e especialisata em enfermagem obstétrica em conclusão pela UNINTER/IBPEX

Givanildo da Silva Nery, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, Cruz das Almas, BA

Graduado em Psicologia pela Faculdade Nobre de Feira de Santana, mestrando em Saúde Coeltiva na Univerisdade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e integrante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Vulnerabilidades e Saúde- NIEVS-UEFS

Downloads

Publicado

2017-09-11

Como Citar

Freitas, A. M. C., Bárbara, J. F. de R. S., Vale, P. R. L. F. do, Carvalho, S. S., Carvalho, L. F. de, & Nery, G. da S. (2017). Percepções de estudantes de enfermagem referente à qualidade de vida na trajetória acadêmica. Revista De Enfermagem Da UFSM, 7(2), 152–166. https://doi.org/10.5902/2179769225391

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.