A trajetória da produção de uma Tecnologia Educacional: cuidados domiciliares ao idoso pós-neurocirurgia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769223582

Palavras-chave:

Educação em saúde, Tecnologia educacional, Idoso, Neurocirurgia, Enfermagem gerontológica

Resumo

Objetivo: relatar a trajetória da produção de uma tecnologia educacional para orientação dos cuidados domiciliares dispensados à pessoa idosa pós-neurocirurgia. Método: relato descritivo de experiência sobre a produção de uma Tecnologia Educacional voltada aos cuidados domiciliares de pessoas idosas pós-neurocirurgia, desenvolvida no período de junho de 2015 a junho de 2016. A trajetória foi dividida em três passos: valorização da experiência profissional, revisão integrativa e elaboração de um manual impresso. Resultados: a construção do manual impresso intitulado “Cuidados familiares com a pessoa idosa submetida a cirurgia cerebral”, traz orientações para subsidiar o tratamento domiciliar dos longevos. Conclusão: a produção de uma tecnologia educacional voltada aos cuidados domiciliares para idosos pós-neurocirurgia, vem contribuir como estratégia de educação em saúde, proporcionando uma assistência de enfermagem humanizada e voltada para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele dos Santos Rocha, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

Mestranda de enfermagem. Escola de enfermagem de Manaus.

Ana Paula Pessoa de Oliveira, Universidade Federal do Sul da Bahia, Itabuna, BA

 Professora Adjunto III. Orientadora Mestrado Enfermagem.

Elizabeth Teixeira, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

Enfermeira. Doutora. Universidade do Estado do Amazonas. Centro Universitário Luterano de Manaus. Manaus, Amazonas, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-09-28

Como Citar

Rocha, G. dos S., Oliveira, A. P. P. de, & Teixeira, E. (2018). A trajetória da produção de uma Tecnologia Educacional: cuidados domiciliares ao idoso pós-neurocirurgia. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(3), 605–615. https://doi.org/10.5902/2179769223582

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)