Saberes e práticas de pessoas com úlcera venosa em tratamento com bota de Unna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769221985

Palavras-chave:

Doença crônica, Úlcera varicosa, Enfermagem

Resumo

Objetivo: descrever os saberes e práticas de pessoas com úlcera venosa em tratamento com bota de Unna. Método: pesquisa qualitativa e descritiva. Realizada no ambulatório de angiologia de um hospital universitário no Rio Grande do Sul, Brasil. A coleta dos dados ocorreu em outubro e novembro de 2013, com oito pessoas, por meio de entrevista semiestruturada, fichas de avaliação de lesões e prontuários. Utilizou-se a análise de conteúdo temática no tratamento dos dados. Resultados: os saberes se relacionam à causa circulatória e as práticas, com o repouso e a cicatrização da úlcera venosa. A bota de Unna foi citada como tratamento benéfico e facilitador, embora possa proporcionar algum incômodo. Conclusão: os entrevistados referiram conhecimento sobre a origem da lesão, realizavam práticas de cuidado para melhora no retorno venoso e a bota de Unna foi considerada um tratamento benéfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marianne Lopes Robaina, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestre pelo PPGEnf/UFSM. Santa Maria, RS, Brasil.

Maria de Lourdes Denardin Budó, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Aposentada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Dalva Cezar da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Maria Denise Schimith, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professora adjunta do Departamento de Enfermagem, Doutora em ciências, Unifesp.

Vânia Lúcia Durgante, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira da Universidade Federal de Santa Maria com Lotação junto ao Hospital Universitário de Santa Maria - HUSM. Mestre em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria-RS e membro do grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem- CCS-UFSM.

Bruna Sodré Simon, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Enfermeira. Professora Assistente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Mestre em Enfermagem do PPGEnf/UFSM. Uruguaiana, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

Robaina, M. L., Budó, M. de L. D., Silva, D. C. da, Schimith, M. D., Durgante, V. L., & Simon, B. S. (2016). Saberes e práticas de pessoas com úlcera venosa em tratamento com bota de Unna. Revista De Enfermagem Da UFSM, 6(3), 371–381. https://doi.org/10.5902/2179769221985

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.