Educação que produz saúde: atuação da enfermagem em grupo de hipertensos

Autores

  • Raissa Kerin Meira Arantes Instituto Federal do Paraná.
  • Denise Albieri Jodas Salvagioni Instituto Federal do Paraná (IFPR).
  • Juliane Pagliari Araujo Instituto Federal do Paraná (IFPR)
  • Simone Roecker Instituto Federal do Paraná. Departamento de Enfermagem.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769213472

Palavras-chave:

Hipertensão, Educação em saúde, Enfermagem.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2179769213472

Objetivo: conhecer a importância das ações educativas para um grupo de hipertensos. Método: estudo qualitativo realizado com dez pacientes hipertensos que frequentaram os encontros de educação em saúde de um projeto de pesquisa no Instituto Federal do Paraná, Londrina, Brasil. Os dados foram coletados em dezembro de 2012, por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas e, posteriormente submetidas à análise de conteúdo. Resultados: emergiram duas categorias temáticas denominadas: Educação em saúde: plantando frutos e Educação em saúde: colhendo frutos. Os pacientes valorizaram às ações de educação em saúde no âmbito do autocuidado e prevenção das consequências da hipertensão arterial sistêmica. Considerações finais: a educação em saúde torna-se ferramenta imprescindível no trabalho dos profissionais de enfermagem junto aos hipertensos visando, especialmente, a prevenção de complicações advindas da doença e a promoção de bem estar e qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raissa Kerin Meira Arantes, Instituto Federal do Paraná.

Aluna do curso técnico em enfermagem do Instituto Federal do Paraná. Campus Londrina/PR.

Denise Albieri Jodas Salvagioni, Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Londrina.

Juliane Pagliari Araujo, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Enfermeira. Mestre em Biociências e Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel.. Docente do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Londrina.

Simone Roecker, Instituto Federal do Paraná. Departamento de Enfermagem.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Londrina.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

Arantes, R. K. M., Salvagioni, D. A. J., Araujo, J. P., & Roecker, S. (2015). Educação que produz saúde: atuação da enfermagem em grupo de hipertensos. Revista De Enfermagem Da UFSM, 5(2), 213–223. https://doi.org/10.5902/2179769213472

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.