Laboratório de enfermagem: estratégias criativas de simulações como procedimento pedagógico

Autores

  • Ana Elizabeth Figueiredo Faculdade de Enfernagem, Nutrição e Fisioterpia (FAENFI) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769211474

Palavras-chave:

Enfermagem, Simulação, Ensino

Resumo

Doi: 10.5902/2179769211474

Objetivo: relatar a experiência da utilização de iPads como ferramenta pedagógica e criativa em situações de simulação de aprendizagem no Laboratório de Cuidado Humano (LCH) do curso de Enfermagem. Método: relato de experiência da utilização de tecnologia da informação na simulação realística como estratégia pedagógica para ensino de procedimentos e cuidados de enfermagem. O projeto teve início no segundo semestre de 2012, com alunos da graduação de Enfermagem do quinto e sexto nível, o mesmo professor foi responsável por criar e implementar as atividades no LCH. Resultados: houve aumento de 50% na procura ao LCH para simulação de técnicas como recurso de aprendizado. Os alunos participantes relataram na avaliação institucional das disciplinas uma maior satisfação com o aprendizado de habilidades e raciocínio clínico. Considerações finais: com esta proposta treinamos habilidades que podem resultar em diminuição de eventos adversos para o paciente, garantindo a segurança deste sem prejuízo a aprendizagem dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Elizabeth Figueiredo, Faculdade de Enfernagem, Nutrição e Fisioterpia (FAENFI) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Professor Titular FAENFI

Doutora em Ciências da Saúde -Área de Nefrologia PUCRS

Downloads

Publicado

2015-01-14

Como Citar

Figueiredo, A. E. (2015). Laboratório de enfermagem: estratégias criativas de simulações como procedimento pedagógico. Revista De Enfermagem Da UFSM, 4(4), 844–849. https://doi.org/10.5902/2179769211474

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.