Programa de humanização no pré natal e nascimento: indicadores e práticas das enfermeiras

Autores

  • Anaê Pavanatto Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Luciane Maria Schmidt Alves

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769211329

Palavras-chave:

Cuidado pré-natal, Enfermagem, Atenção primária à saúde.

Resumo

Doi: 10.5902/2179769211329

Objetivo: conhecer os indicadores de atendimento às gestantes de um município do interior do estado do Rio Grande do Sul, por meio do PHPN, enfatizando os indicadores de processo disponibilizados no SISPRENATAL, como também reconhecer as práticas do profissional enfermeiro das Estratégias de Saúde da Família (ESF) deste município. Método: estudo documental e exploratório, descritivo, com abordagem de análise qualitativa. Integram o estudo os dados das gestantes presentes no SISPRENATAL e das entrevistas com as enfermeiras. Resultados: o estudo apontou indicadores de assistência ao pré-natal inadequados, bem como inconsistência entre as falas das enfermeiras e os dados do Sistema. Considerações finais: apesar de as enfermeiras referirem facilidades para trabalhar com o Programa, os registros no SISPRENATAL são baixos, com prováveis falhas nas anotações das gestantes, ocasionando prejuízo financeiro para este município e dificultando a qualificação da assistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Maria Schmidt Alves

Enfermeira. Docente da Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutoranda em Desenvolvimento Regional. Mestre em Saúde Coletiva. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (GEPS) da UNISC. Santa Cruz do Sul (RS), Brasil.

Downloads

Publicado

2015-01-14

Como Citar

Pavanatto, A., & Alves, L. M. S. (2015). Programa de humanização no pré natal e nascimento: indicadores e práticas das enfermeiras. Revista De Enfermagem Da UFSM, 4(4), 761–770. https://doi.org/10.5902/2179769211329

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.