Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria- REUFSM é uma Revista acadêmico-científica em formato on-line, que visa divulgar a produção científica da Enfermagem e áreas afins, destinada a estudantes, profissionais e pesquisadores. Foi criada em 2010, sendo sua primeira editora a Professora Doutora Maria de Lourdes Denardin Budó. A Revista vem sendo editada e publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Curso de Graduação em Enfermagem e Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Sua missão é fomentar a produção e a disseminação do conhecimento da Enfermagem e áreas afins, a partir da publicação da produção técnico-científica. Atualmente, a revista possui fluxo contínuo, sendo aceitos manuscritos encaminhados em português, espanhol ou inglês, nos formatos de artigos originais, artigos de relato de experiência, artigos de reflexão e artigos de revisão.



 

 

 

Políticas de Seção

Artigos Originais

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A REUFSM adota a política de avaliação duplo cego, ou seja, cada artigo é avaliado por dois pareceristas ad hoc.

Durante todo o processo adota-se o sigilo e o anonimato para autor(es) e pareceristas. O autor poderá acompanhar o fluxo editorial do artigo pelo sistema https://periodicos.ufsm.br/reufsm. As decisões sobre o artigo serão comunicadas por e-mail (reufsm@ufsm.br) e disponibilizadas no sistema.

O Conselho Editorial da Revista avalia e porteriormente, decide sobre a seleção e publicação de manuscritos, quando os mesmos apresentam os requisitos como mérito científico, originalidade e relevância para área da saúde, em especial da Enfermagem.

 

Periodicidade

Publicação Contínua

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política de Acesso Livre

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional reconocimento não comercial sem obra derivada.

A revista utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative commons attribution 3.0 para periódicos de acesso aberto, Open Archives Iniciative (OAI), categoria green road.

Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.