ReTER, Santa Maria, v.2, n.3. ISSN:2675-9950 Melhores artigos SENID 2021

 

APRESENTAÇÃO

 

 

MELHORES ARTIGOS SENID 2021

 

Profa. Dra. Giliane Bernardi (DCOM/PPGTER/UFSM)

Profa. Dra. Andrea Ad Reginatto (DLV/PPGTER/UFSM)

Profa. Dra. Rosangela Silveira Garcia (UFRGS/IFC)

Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira (UPF/SMED)

 

Essa edição apresenta os melhores artigos publicados no VI Seminário Internacional de Cultura Digital - SENID 2021, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Cultura Digital na Educação e pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ensino de Ciências em Matemática, ambos da Universidade de Passo Fundo. O evento contou com o envolvimento de instituições de ensino superior do Brasil e do exterior, da Sociedade Brasileira da Computação, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Prefeitura Municipal de Passo Fundo.

O Senid 2021 teve como tema norteador as reflexões em torno da “Cultura Digital na Educação” e o rol das produções destaque estão compartilhadas nesta edição especial da Revista Tecnologias Educacionais em Rede - ReTER, em virtude da parceria estabelecida entre o evento e a Revista. Assim, de um total de 11 artigos selecionados, 09 foram submetidos à ReTER, os quais compõem este número.

​​O artigo "A Lógica dos Algoritmos de Ordenação na Educação Básica Através de Atividades Desplugadas de Matemática", de autoria de Marcelo Barbosa Magalhães, Aline Silva de Bona e Karen Selbach Borges, discute a metodologia de uma atividade desplugada de matemática, que explora junto aos estudantes e aos professores do oitavo ano do ensino do fundamental, a lógica da construção do algoritmo ordenado. O segundo artigo, "Avaliando uma Formação em Pensamento Computacional com Atividades Plugadas Criadas no Scratch", de Taiser Tadeu Teixeira Barros, Eliseo Berni Reategui e Adriano Canabarro Teixeira descreve o processo de avaliação dos conhecimentos adquiridos por um grupo de professores de Matemática e Informática, durante uma formação em Pensamento Computacional, utilizando Scratch.

O artigo "Crianças e Adolescentes na Internet: Habilidades Digitais e o Desempenho Escolar", de Catia Regina Bernardes Fernandes e Patricia Jantsch Fiuza, ​​analisou as relações entre habilidades digitais, o perfil de usuário de Internet e o desempenho escolar, envolvendo estudantes entre 11 e 14 anos, de uma escola pública no Sul do Brasil. Já Kelson Carvalho Santos, em seu artigo "De Repente Professor On-line: Um Relato de Experiência na Aplicação de Estratégias de Ensino", buscou organizar técnicas para o ensino on-line, por meio da aplicação de estratégias com uma turma de estudantes em um curso de extensão.

O próximo artigo, "Educação 5.0: Reflexões e Perspectivas para sua Implementação", de autoria de Carla Denize Ott Felcher e Vanderlei Folmer, busca apontar reflexões sobre a Educação 5.0, bem como perspectivas iniciais para sua implementação, a partir de uma pesquisa qualitativa por meio de levantamento bibliográfico. As autoras Hellen Boton Gandin e Ana Paula Teixeira Porto, no artigo "Produção Interativa de Podcast como Ferramenta de Leitura Crítica de Língua Inglesa para Educação Básica", analisam as potencialidades da ferramenta tecnológica e digital podcast, apontando quais são suas contribuições para práticas de formação leitora de Língua Inglesa na Educação Básica.

O sétimo artigo, intitulado "Metodologias Inovadoras para as Aulas de Matemática utilizando o Pensamento Computacional e Algumas Questões da OBMEP", de Natália Bernardo Nunes e Aline Silva De Bona apresenta uma pesquisa em torno dos recursos de computação plugada e desplugada, abordando os quatro pilares do pensamento computacional (decomposição, abstração, algoritmos e reconhecimento de padrões) como uma metodologia de ensino-aprendizagem, além da lógica dos problemas investigativos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para auxiliar professores da escola básica.. Já, o artigo "O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino e Aprendizagem no Moodle: Um Mapeamento Sistemático da Literatura", dos autores Eduardo Dalcin, Ilse Abegg e Paulo Sérgio Ceretta , apresenta os resultados de um mapeamento sistemático da literatura nos últimos cinco anos (2016-2020), em que buscou investigar o uso de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem no Moodle.

Por fim, o artigo "O Uso do Celular em Tempos De Pandemia - Uma Análise da Nomofobia entre os Jovens", de Ana Paula Pinheiro, Fernanda Pinheiro aborda a temática da nomofobia, que afeta principalmente jovens em idade/ escolar, trazendo importantes reflexões sobre suas consequências na saúde mental e na aprendizagem, bem como sobre os dilemas do uso das mídias e tecnologias, especialmente no atual cenário da pandemia de Covid-19.

É possível observar, pela síntese apresentada, que os artigos trazem uma grande diversidade de temáticas, envolvendo relatos de experiência, pesquisas e revisões de literatura, no que tange ao uso das tecnologias no âmbito educacional, e que podem trazer inúmeras reflexões e possibilidades de repensar as práticas pedagógicas mediadas por tecnologias.  

 

Desejamos a todos(as) uma boa leitura!