Guardiões das águas mirins: integrando experiências de preservação de recursos hídricos e educação ambiental no município de Tenente Portela-RS

Autores

  • Kelly Kern Folle Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Damaris Kirsch Pinheiro Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130818734

Palavras-chave:

Água, Educação ambiental e cidadania

Resumo

O aumento da população e das atividades econômicas vem impondo consequências ambientais negativas à realidade mundial, que resultam em perdas na qualidade e na quantidade dos recursos hídricos. Frente a isso, a Educação Ambiental aparece como norteadora de mudanças de conceitos e posturas. Esta pesquisa teve como objetivo promover o fomento de práticas de conservação, preservação e recuperação de recursos hídricos na escola, através do acompanhamento das ações do Projeto Piloto Guardiões das Águas Mirins no Município de Tenente Portela – RS, desenvolvidas com os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Osório. Adotou-se a pesquisa-ação como metodologia. Nesta pesquisa, os participantes deixaram de ser objeto de estudos para serem pesquisadores e produtores de conhecimento de sua própria realidade. A formação e a capacitação dos professores para trabalhar a Educação Ambiental em todas as áreas do ensino foram de suma importância, desta maneira as atividades realizadas com os alunos se apresentaram como instrumentos eficazes para se conseguir criar e aplicar formas de interação sociedade-natureza. Verificou-se, com esta iniciativa, resultados otimizados, através da sensibilização dos alunos e da comunidade escolar as ações foram viáveis na melhoria do ambiente local conduzindo na preservação e no cuidado com os recursos hídricos.

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Biografia do Autor

Kelly Kern Folle, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Bióloga,  Especialista do Curso de Especialização em Educação Ambiental, UFSM.

Damaris Kirsch Pinheiro, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Engenheira Química, Departamento de Engenharia Química, UFSM.

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Publicado

2015-07-09

Como Citar

Folle, K. K., & Pinheiro, D. K. (2015). Guardiões das águas mirins: integrando experiências de preservação de recursos hídricos e educação ambiental no município de Tenente Portela-RS. Revista Monografias Ambientais, 14, 26–44. https://doi.org/10.5902/2236130818734

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