Artes plásticas e educação ambiental: uma reflexão e sensibilização interdisciplinar

Autores

  • Jacira Dopcker dos Santos Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS
  • Mara Lúcia Didolich de Ávila Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS
  • Margarete Inês Spillari Seidel Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS
  • Nádia da Costa Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS
  • Sandra Eliana Vasconcellos de Moura Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130816923

Palavras-chave:

Educação ambiental, Pesquisa, Estética, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo apresenta, como ponto de partida, uma reflexão sobre conceitos trabalhados em Artes e Educação Ambiental. Também o desenvolvimento de atividades práticas e plásticas no processo educativo, considerando o papel do educador frente às aceleradas mudanças da sociedade, as relações pedagógicas e competências da situação de estudo, as quais exigem tanto dos educandos quanto dos professores mais dedicação e comprometimento. Trata-se de um projeto interdisciplinar que contempla as diferentes áreas do conhecimento: Artes, Educação Ambiental, Informática Educativa, Literatura e Ciências. Então, ao iniciar o ano letivo, houve a discussão e reflexão sobre a mensagem “A lição da borboleta”, a qual despertou enorme curiosidade sobre o desenvolvimento e a vida desta. A partir desse interesse a elaboração do projeto e a construção de um borboletário para observação, e consequentemente diversas atividades nas diferentes áreas do saber. Dessa forma, um dos objetivos é buscar caminhos que possibilitem uma formação consistente e adequada aos discentes no processo educativo, a fim de que possam vislumbrar novas alternativas e possibilidades de conquistas no seu cotidiano.

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Biografia do Autor

Jacira Dopcker dos Santos, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS

Pós Graduada em Letras - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

 

Mara Lúcia Didolich de Ávila, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS

Pós Graduada em Gestão Ambiental - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Margarete Inês Spillari Seidel, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS

Pós Graduada em Artes Plásticas - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Nádia da Costa, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS

Pós Graduada em Artes Plásticas - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

 

Sandra Eliana Vasconcellos de Moura, Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras, Curitiba, PR

Pós Graduada em Pedagogia Gestora com Ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Escolar – Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL)

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Publicado

2015-04-24

Como Citar

Santos, J. D. dos, Ávila, M. L. D. de, Seidel, M. I. S., Costa, N. da, & Moura, S. E. V. de. (2015). Artes plásticas e educação ambiental: uma reflexão e sensibilização interdisciplinar. Revista Monografias Ambientais, 14(1), 123–135. https://doi.org/10.5902/2236130816923

Edição

Seção

EDUCAÇÃO SOCIEDADE E CULTURA