Prática docente em escolas particulares de Santa Maria: realidades e desafios da educação ambiental

Autores

  • Marcelo Barcellos da Rosa Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Alessandra Wernz Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Jorge Orlando Cuellar Noguera Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Paulo Romeu Machado Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613082273

Palavras-chave:

Prática docente, Escolas particulares, Particularidades e desafios

Resumo

A educação ambiental tornou-se tema de grande relevância na sociedade contemporânea diante das incontáveis catástrofes que cotidianamente são apresentadas pelos meios de comunicação. Falar em educação ambiental significa repensar as relações do homem, consigo, com os outros e com o meio natural. Nesse processo, a educação formal realizada nas instituições de ensino público e particular é colocada diante de mais um tema de grande importância, por isso, trabalhar com educação ambiental nas escolas constitui um desafio para os educadores. A fim de se identificar a presença da educação ambiental, sua conceituação e seus aspectos positivos e negativos na prática docente em escolas particulares de Santa Maria – RS, uma pesquisa de campo envolvendo professores que atuam nas series iniciais do ensino fundamental foi realizada. Esta consistiu n aplicação de um questionário visando diagnosticar como o trabalho em educação ambiental tem sido desenvolvido. Questionamentos sobre o grau de entendimento, o tipo de atividades desenvoldidas, como as atividades são preparadas são algumas questões que indicam que a Educação ambiental precisa ser compreendida, pensada e repensada pelos educadores, para que possa ir além da conscientização e seja capaz de provocar as transformações necessárias para a modificação da atual realidade, de crise socioambiental. Embora esteja presente em sala de aula, a Educação ambiental ainda é desenvolvida de forma descontinua e fragmentada, não caracterizando, efetivamente como um tema transversal, como sugerem os documentos.

 

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Publicado

2010-11-24

Como Citar

Rosa, M. B. da, Wernz, A., Noguera, J. O. C., & Machado, P. R. (2010). Prática docente em escolas particulares de Santa Maria: realidades e desafios da educação ambiental. Revista Monografias Ambientais, 1(1), 35–45. https://doi.org/10.5902/223613082273

Edição

Seção

ARTIGOS

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