Educação Ambiental: A importância deste debate na Educação Infantil

Autores

  • Douglas Grzebieluka Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR
  • Izete Kubiak Faculdade Sagrada Família, Ponta Grossa, PR
  • Adriane Monteiro Schiller Faculdade Sagrada Família, Ponta Grossa, PR

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130814958

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação Infantil, Projeto Educativo

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade apresentar alguns conceitos de Educação Ambiental e a relação com a Educação Infantil. Para gerar uma qualidade de vida sustentável, se faz necessário um (re)pensar sobre o meio ambiente; das ações do homem e o seu habitat. Tendo por base este contexto, faz necessário iniciar a formação de cidadãos conscientes com a preservação do meio ambiente desde a Educação Infantil, onde o principal objetivo é conscientizar o aluno da importância que o meio ambiente tem para a sua vida. Através do contato com o meio ambiente, associando a teoria à prática é que se assimila o conteúdo de forma ampla e contínua. Para realização deste trabalho recorreu-se a pesquisas bibliográficas e estudo de caso, onde foram realizadas análises nas ações do projeto “A magia do plantar: reestruturando o espaço vazio trazendo cores, cheiros e sabores” dentro de um Centro Municipal de Educação Infantil na cidade de Ponta Grossa. O estudo da Educação Ambiental está voltado para a formação ética do cidadão.

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Biografia do Autor

Douglas Grzebieluka, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR

Licenciatura em Geografia UEPG/2004; Especialização em Educação Ambiental IBEPEX/2006; Mestre em Gestão do Território UEPG/2010; Especilista em Gestão Pública UEPG/2014; Professor da Rede Estadual do Paraná participante da Turma PDE/2014 (Programa de Desenvolvimento Educacional)

Izete Kubiak, Faculdade Sagrada Família, Ponta Grossa, PR

Licenciatura em Pedagogia FASF/2014.

Adriane Monteiro Schiller, Faculdade Sagrada Família, Ponta Grossa, PR

Licenciatura em Pedagogia FASF/2014.

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Publicado

2014-12-16

Como Citar

Grzebieluka, D., Kubiak, I., & Schiller, A. M. (2014). Educação Ambiental: A importância deste debate na Educação Infantil. Revista Monografias Ambientais, 13(5), 3881–3906. https://doi.org/10.5902/2236130814958

Edição

Seção

ARTIGOS