Papel semente: uma alternativa para inserção da Educação Ambiental na escola

Autores

  • Cadidja Coutinho Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Thaís do Canto Dorow Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130812641

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Reciclagem, Discurso do Sujeito Coletivo, Escola, Oficina

Resumo

A Educação Ambiental é herdeira direta do debate ecológico e está entre as alternativas que visam construir novas maneiras de os grupos sociais se relacionarem com o meio ambiente. O presente trabalho teve como objetivo demonstrar a importância do reaproveitamento do papel como uma atividade vinculada ao processo de ensino e aprendizagem da Educação Ambiental, proporcionando a transversalidade e buscando desenvolver cidadãos conscientes da sua ação sobre o ambiente natural. A atividade consistiu em uma oficina de reciclagem de papel, realizada com alunos de oitava série do Ensino Fundamental, e produção de papel-semente através do reaproveitamento do material descartado numa escola pública de Santa Maria, RS. Para coleta de dados foi utilizado um questionário e a análise consistiu na aplicação da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. As ideias centrais apresentadas pelos estudantes revelaram suas concepções sobre Educação Ambiental e reciclagem, além da relevância da aplicação do projeto como mecanismo de incentivo à sensibilização ambiental. Dessa forma, a construção de práticas inovadoras não se dá pela reprodução, mas pela criação, pela readaptação e, sobretudo, no caso do papel-semente, por novas relações na organização do trabalho pedagógico.

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Publicado

2014-03-14

Como Citar

Coutinho, C., & Dorow, T. do C. (2014). Papel semente: uma alternativa para inserção da Educação Ambiental na escola. Revista Monografias Ambientais, 13(2), 3183–3191. https://doi.org/10.5902/2236130812641

Edição

Seção

ARTIGOS