A psicomotricidade: uma ferramenta de ajuda aos professores na aprendizagem escolar

Autores

  • Patricia Baldecera Xisto Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Luciana Borba Benetti Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613086190

Palavras-chave:

Education, Psychomotricity, Learning

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo primordial constatar a importância que a psicomotricidade se bem trabalhada com exercícios motores desenvolvidos em quadra e em sala de aula podem desenvolver uma melhora significativa. Sabe-se que a psicomotricidade se caracteriza por uma educação que se utiliza do movimento para atingir outras aquisições mais elaboradas como intelectuais. As entrevistas foram direcionadas a professores das séries iniciais de uma escola municipal de ensino fundamental e serviram para ouvir o que os professores tem a dizer sobre a importância dessa ferramenta de ajuda para a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRETO, Sidirley de Jesús.Psicomotricidade,educação e reeducação.2ª.ed. Blumenau: Livraria Acadêmica, 2000.

FONSECA, Vitor. Psicomotricidade. 2ª. ed.São Paulo:Martins Fontes,1988.

OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade:educação e reeducação num enfoque psicopedagógico.Petrópolis:Vozes,1997.

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária Ltda,1987.

WALLON, Henri. As origens do caráter na criança. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1971.

WALLON, Henri. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. Lisboa: Moraes Editores, 1979.

AJURIAGUERRA, J.de.Manual de psiquiatria infantil.Rio de Janeiro:Editora Masson do Brasil Ltda,1980.

MELCHERTS, Hurtado Johann Gustavo Guillermo. Educação Física pré-escolar e escolar: uma abordagem psicomotora. 5ª. ed.Porto Alegre:Edita,1996.

GESELL, Arnold ET alli.El niño de 1 a 5 años.Buenos Aires:Pai-dos,1977.

SKINNER, B.F.Ciência e comportamento humano.São Paulo:Martins Fontes,1978.

SCOTT, K.Powers;HOWLEY,T.Edward.Fisiologia do exercício:teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho.3ª.ed.São Paulo:Editora Manole Ltda,2000.

WALLON, Henri; ALFANDÉRY, Hélène G. Educação-pensadores.Recife: Editora Massangana, 2010.

MEUR, A; STAES, L.Psicomotricidade: educação e reeducação. São Paulo: Editora Manole Ltda, 1984.

SANTOS, R.C.F et al.Psicomotricidade:uma ferramenta norteadora no processo de ensinoaprendizagem de crianças com dislexia.Revista Ciência em Extensão,São Paulo,v.5,n.2,p.79, 2009.

LE BOULCH, Jean. A Educação Psicomotora: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes

Médicas, 1983.

Downloads

Publicado

2012-08-07

Como Citar

Xisto, P. B., & Benetti, L. B. (2012). A psicomotricidade: uma ferramenta de ajuda aos professores na aprendizagem escolar. Revista Monografias Ambientais, 8(8), 1824–1836. https://doi.org/10.5902/223613086190