Percepções de alunos surdos em trilha ecológica com o uso dos diferentes sentidos: uma abordagem da educação ambiental

Autores

  • Paula Boos Höher Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Paulo Edelvar Corrêa Peres Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613084785

Palavras-chave:

Percepção, Trilha, Surdos, Meio ambiente, Educação Ambiental

Resumo

A percepção que temos perante o ambiente pode facilitar a compreensão do mundo em suas diversas formas. Esta percepção ocorre por meio dos nossos cinco sentidos, os quais ajudam a despertar o interesse pelo ambiente que nos cerca e a admiração pelo mundo natural. Independente do motivo, quando nos é privado algum desses sentidos, passamos naturalmente a aumentar a capacidade de percepção nos outros quatro. Atualmente entende-se a surdez como diferença, caracterizando os sujeitos surdos como pertencentes a grupos linguísticos minoritários, constituídos social, política e culturalmente diferentes. Com isto, justifica-se este trabalho pela extrema importância de proporcionar aos sujeitos surdos atividades práticas que os levem a utilizar seus diferentes sentidos, com o objetivo de melhor perceberem o ambiente natural. Para o desenvolvimento desta atividade, foi utilizada a trilha do Lago, situada dentro do campus da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), dividida em estações. Participaram da trilha um grupo de alunos surdos. Ao final da atividade os alunos registraram suas percepções da trilha em desenhos e respondendo a um questionário. Pode-se observar que o sujeito surdo utiliza todos os seus sentidos para perceber o ambiente de forma integral. Pela falta da audição, são mais sensíveis ao visual, conseguindo estabelecer relações perfeitas com o meio ambiente. A partir dos resultados obtidos, percebemos que os desenhos dos alunos apresentam elementos significativos, bem como suas considerações, evidenciando uma percepção plena do ambiente.

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Publicado

2012-03-12

Como Citar

Höher, P. B., & Peres, P. E. C. (2012). Percepções de alunos surdos em trilha ecológica com o uso dos diferentes sentidos: uma abordagem da educação ambiental. Revista Monografias Ambientais, 6(6), 1341–1353. https://doi.org/10.5902/223613084785

Edição

Seção

ARTIGOS

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