Educação ambiental e cidadania: experiência Projeto Arquitetos do Saber

Autores

  • Tatiane Almeida Netto Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Mirele Milani da Silva Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Letícia Fátima de Azevedo Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Clayton Hillig Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613084224

Palavras-chave:

Inclusão social, Educação ambiental, Sustentabilidade

Resumo

O projeto “Arquitetos do Saber” é desenvolvido na Escola Rural Dr. Honorato de Souza Santos-Cachoeira do Sul/RS, direcionado a estudantes do ensino fundamental, objetivando a aproximação da educação básica ao ensino superior,  a partir de tecnologias sociais, de oficinas ambientais e visitas de estudo. Busca a partir de ações de educação ambiental, cidadania e agroecologia promover o ensino superior e a educação científica na história de vida das crianças integradas ao projeto. As práticas de educação ambiental recorrem ao conceito de simetria discursiva, e através de diálogos prioriza a inserção social do aluno no processo educativo, onde os temas abordados são transversais ao currículo escolar, abordando tópicos em áreas de diversas disciplinas. Estas práticas visam ações que busquem refletir a situação ambiental e social através de diferentes atividades, com o intuito de oferecer e compartilhar com os alunos tarefas educacionais e científicas abordando a sustentabilidade. Fundamentam-se na visão proposta pelo tema transversal meio ambiente e na ação prática, no estímulo à descoberta, ao pensar, ao criar, à experimentação e o debate em sala de aula, buscando a autonomia do aluno através da criticidade a ser desenvolvida, podendo levá-lo a uma racionalidade ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Almeida Netto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Engenheira florestal formada pela UFSM/2002, cursando especialização em Geomática na UFSM e mestrado em extensão rural, PPGEXR/UFSM início 2011.

Mirele Milani da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Turismóloga,mestranda no PPGExR/UFSM

Letícia Fátima de Azevedo, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Zootecnista, Mestranda do PPGExR/UFSM

Clayton Hillig, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Prof. Dr. Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural/UFSM

Referências

BARBOSA, E. B. Economia e Racionalidade ambiental. 2010. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/economia-e-racionalidade ambiental/45992/. Acesso em: 9 jun.2011.

BAVA, S. C. Tecnologia social e desenvolvimento local. In: Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Fundação Banco do Brasil – Rio de Janeiro, 2004.

FERNANDES, M. F. Diretrizes de uma caminhada. In: Edgar, J. K.; Paulo, R. C.; Roseli, S C. (Orgs). Educação do campo: Identidade e políticas públicas. Brasília, DF: Articulação nacional por uma educação do campo, 2002, p. 89-103.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, 18ª edição.

________. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FUNTOWICZ S.; MARCHI, B. de, Ciencia Posnormal, Complejidad Reflexiva y Sustentabilidad. In: LEFF, E. (ed.). La Complejidad Ambiental, Siglo XXI, Mexico, 2000.

LEFF, H. La complejidad ambiental Mexico: Siglo XXI, 2 ed., 2003 .

PINSKY, J.; PINSKY, C. B. orgs. História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2003.

SILVA, M. do S. Educação do Campo e Desenvolvimento: uma relação construída ao longo da história. 2004.

Disponível em: http://www.contag.org.br/imagens/f299Educacao_do_Campo_e_Desenvolvimento_Sustentavel.pdf. Acesso em: 10 jun.2011.

Downloads

Publicado

2012-01-23

Como Citar

Netto, T. A., Silva, M. M. da, Azevedo, L. F. de, & Hillig, C. (2012). Educação ambiental e cidadania: experiência Projeto Arquitetos do Saber. Revista Monografias Ambientais, 5(5), 992–999. https://doi.org/10.5902/223613084224

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.