Educação ambiental no Centro de Ciências Rurais da UFSM

Autores

  • Lenise Schröder Boemo
  • Clayton Hillig Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613083914

Palavras-chave:

Educação ambiental, Centro de Ciências Rurais, Educação formal, não formal e informal

Resumo

Devido às grandes desigualdades na distribuição da renda mundial, é provável que as camadas sociais economicamente desfavorecidas não tenham acesso aos alimentos em quantidade qualidade necessários para a manutenção de suas exigências nutricionais diárias. Há a necessidade de um crescimento sustentado da produção de alimentos, sob pena de o homem comprometer ainda mais o ecossistema. A Educação Ambiental (EA), quando situada em um amplo contexto, o da educação para a cidadania de pessoas preocupadas com o meio ambiente e com a sustentabilidade dos ecossistemas, configura-se como elemento importante para a consolidação da formação de sujeitos cidadãos e, certamente a Educação Ambiental é um dos melhores instrumentos para colocar em prática as mudanças de comportamento, que irão contribuir para a preservação do meio ambiente e manter a qualidade de vida. Este estudo teve por objetivo, identificar como a EA vemsendo tratada em suas diferentes formas no Centro de Ciências Rurais(CCR) da Universidade Federal de Santa Maria com uma abordagem focada para o curso de Zootecnia. A pesquisa foi desenvolvida com a utilização de instrumentos qualitativos e quantitativos de coleta de dados, reunindo características de cunho exploratório e descritivo, para mensurar como a EA esta inserida no CCR da UFSM, apontando condições, desafios e perspectivas para a ampliação de sua inserção na educação profissional. Com esse estudo houve a possibilidade de verificar como a EA está presente no Centro de CCR da UFSM. Foi possível constatar que há várias vertentes ligadas a EA no CCR as quais levam sob as diferentes perspectivas a educação ambiental ao CCR. E possível vislumbrar que havendo a ligação entre a educação formal, não formal e educação informal o somatório representa um saldo satisfatório da EA no CCR. Mas para isso, é necessário que as vertentes já existentes se expandam, que surjam novas iniciativas voltadas para a EA e que ocorra uma valorização da EA nos currículos dos cursos pertencentes ao CCR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARNEIRO, N. S. Educação Ambiental – Livro do Professor. Fundação Instituto Estadual de Florestas. Rio de Janeiro: IEF: REDUC, 1992.

CARVALHO, I. C. M. Qual educação ambiental? Elementos para um debate sobre educação ambiental e extensão

rural. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Porto Alegre, v.2, n.2, abr./jun.2001.

GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. 6ªed. Campinas, SP: Papirus, 1995.

HIGUCHI ,M. I. G.; AZEVEDO, G. C. de. Educação como processo na construção da cidadania ambiental. Revista brasileira de educação ambiental. Brasilia,2004, n°zero.

JACOBI, P. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 233-250, maio/ago. 2005.

JACOBI. P. Revista brasileira de educação ambiental. Brasilia,2004, n°zero.

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, 2003.

JACOBI, P. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 233-250, maio/ago. 2005.

LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.

MORIN, E. A religação dos saberes: O desafio do século XXI. Tradução e notas Flávia Nascimento, 2ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

PEREIRA, K.A.B.; BITTAR, M.; GROGOLIA, J.A.G.; Transversalidade e a interdisciplinaridade em educação ambiental: Uma reflexão dentro da escola. In: VII Jornada do HITEDBR, 2007, Campo Grande. A organização do trabalho didático na história da educação: caderno de resumos da VII Jornada do HITEDBR - História, Sociedade e Educação no Brasil. Campo Grande : UNIDERP, 2007. p. 152-153.

RUSCHEINSKY. A. Sociologia das representações sociais e a educação ambiental. Contrapontos - volume 3 - n. 1 - p. 81-95 - Itajaí, jan./abr. 2003.

SORRENTINO, M. A educação ambiental no Brasil. In: JACOBI, P. et al. (orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA.1998.

TRISTÃO, M. Revista brasileira de educação ambiental. Brasilia,2004, n°zero.

VELASCO, S. L. Algumas reflexões sobre a PNEA (Política Nacional de Educação Ambiental, Lei nº9795 de 27/04/1999). Revista de Educação Ambiental da FURG, v.8, jan/jun. 2002.

Downloads

Publicado

2011-10-11

Como Citar

Boemo, L. S., & Hillig, C. (2011). Educação ambiental no Centro de Ciências Rurais da UFSM. Revista Monografias Ambientais, 4(4), 616–628. https://doi.org/10.5902/223613083914

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.