Especialização em educação ambiental no ensino à distância (EaD) da UFSM: uma análise crítica da seleção à formação

Autores

  • Carla da Rosa Lopes Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Jorge Orlando Cuellar Noguera Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613083323

Palavras-chave:

Candidatos, Seleção, Perfil acadêmico, Educação ambiental, Ensino à distância

Resumo

A Universidade Federal de Santa Maria-RS, é uma Instituição Pública de Ensino Superior que visa à qualificação profissional dos alunos a partir de um ensino-aprendizagem com caráter científico e tecnológico de qualidade. Pensando em democratizar este ensino, a UFSM sempre busca a implantação de novos cursos. Assim, visando uma diminuição das diferenças socioculturais, a UFSM através dos programas de Educação a Distância desenvolvidos pela UAB (Universidade Aberta do Brasil), implementa o Curso de Especialização em Educação Ambiental à Distância (EaD). O objetivo desta monografia é identificar o perfil dos candidatos e dos alunos formados deste curso. O curso de Especialização em Educação Ambiental em EaD foi implementado pela UFSM no ano de 2008, alcançando o total de 5 (cinco) pólos ativados no Estado do Rio Grande do Sul no ano de 2009. Estes pólos encontram-se nos municípios de Agudo, Cacequi, Panambi, São Sepé e Sapiranga. Analisou-se o perfil dos candidatos ao curso, dos alunos formados e, de alguns desistentes. Utilizando uma metodologia quantificada de dados e informações exteriorizadas pelos referidos estudantes, através de questionários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRETO, V. Paulo Freire para educadores. São Paulo: Editora Arte & Ciência, 1998.

FERRARO JÚNIOR, L. A. (Org.). Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005.

HAETINGER, M. G. Informática na Educação: um olhar criativo. 2.ed. Coleção Criar. 2003. Lei de nº 6938 de agosto de 1981 - Política Nacional do Meio Ambiente. Disponível em: http://www.jurisambiente.com.br/ambiente/lei3.htm. Acesso em: 16 set. 2010.

O que é a UAB? Disponível em: <http://cead.ufsm.br/moodle/mod/resource/view.php?id=98496>. Acesso em: 3 set. 2010.

Objetivos específicos do Curso de Especialização em Educação Ambiental em EAD da UFSM. Disponível em: http://www.ufsm.br/educacaoambientaladistancia/. Acesso em: 3 set. 2010.

Objetivo geral do Curso de Especialização em Educação Ambiental em EAD da UFSM. Disponível em: http://www.ufsm.br/educacaoambientaladistancia/. Acesso em: 3 set. 2010.

Perfil do Especialista em Educação Ambiental em EAD da UFSM. Disponível em: http://www.ufsm.br/educacaoambientaladistancia/. Acesso em: 3 set. 2010.

Projeto Pedagógico da Especialização em Educação Ambiental da UFSM. Disponível em:

http://www.ufsm.br/educacaoambiental/. Acesso em: 3 set. 2010.

SCOCUGLIA, A. C. A história da idéias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. 2.ed. João Pessoa: Editora Universitária, UFPB, 1999.

SEED/MEC. Programa de Formação Continuada Mídias na Educação: módulo gestão integrada de mídias. FNDE.

SEED/MEC. Programa de Formação Continuada Mídias na Educação: módulo introdutório integração de mídias na educação. FNDE.

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Disponível em: www.ufsm.br. Acesso em: 3 set. 2010.

TOLEDO, A. L. (colab.); et. al. VADE MECUM SARAIVA – 9. ed. ampl. e atual. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.

Downloads

Publicado

2011-07-11

Como Citar

Lopes, C. da R., & Noguera, J. O. C. (2011). Especialização em educação ambiental no ensino à distância (EaD) da UFSM: uma análise crítica da seleção à formação. Revista Monografias Ambientais, 3(3), 514–524. https://doi.org/10.5902/223613083323

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)