Os desafios na prática do pacto nacional pela alfabetização na idade certa

Autores

  • Claudia Maria dos Santos Machado Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira Adão Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130820637

Palavras-chave:

PNAIC, Interdisciplinaridade, Ludicidade, Não retenção, Escola, Família

Resumo

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aprovado em 2012, busca contribuir para a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O Ministério da Educação em 2013 passa a contemplar ações que contribuam para a alfabetização em linguagem e matemática, apresentando também como uma das metas principais, a formação dos professores para este novo momento. Este artigo teve como objetivo caracterizar os desafios enfrentados por professores do 1º ao 3º Ano da Escola Estadual de Ensino Médio João Pedro Nunes do município de São Gabriel/RS. Para desenvolver este estudo, foram realizadas entrevistas semi estruturadas e aplicados questionários abordando mais especificamente a não retenção, ludicidade, interdisciplinaridade e a importância da participação dos pais na educação dos filhos na escola. Diante dos resultados obtidos acredita-se que alguns professores precisam rever suas práticas e conceitos em relação a estas questões, sugere-se que sejam abordadas com ênfase na formação continuada dos professores alfabetizadores. Para a escola sugere-se a elaboração de estratégias que incentivem a participação da família, a fim de que esta cumpra efetivamente seu papel enquanto base da formação de qualquer criança.

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Biografia do Autor

Claudia Maria dos Santos Machado, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco.

Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira Adão, Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, RS

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Administração (Políticas e Planejamento Universitário) pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutor em Educação (Administração e Supervisão do Ensino) pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo – USP.

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Publicado

2015-12-07

Como Citar

Machado, C. M. dos S., & Adão, S. A. da R. C. (2015). Os desafios na prática do pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Revista Monografias Ambientais, 14, 41–51. https://doi.org/10.5902/2236130820637