Transversalizando a orientação sexual nos anos finais do ensino fundamental

Autores

  • Claudia Regina Neves Barboza Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Jerônimo Sartori Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130820636

Palavras-chave:

Orientação sexual, Tema transversal, Intervenção pedagógica, PCNs

Resumo

A escola é um espaço de convivência e de trocas de experiências que possibilita a socialização e apreensão de novas aprendizagens, oriundas do compartilhamento das diferentes culturas e da interação social que a escola propicia. É dever da escola, portanto, ofertar uma educação emancipatória, voltada para o desenvolvimento integral do educando. O presente trabalho trata de uma pesquisa de intervenção pedagógica acerca do tema transversal Orientação Sexual, nas séries finais do Ensino Fundamental (7º e 8º anos), numa Escola Municipal de Ensino Fundamental, na cidade de São Gabriel/RS. A ação adotada referente ao tema transversal - Orientação Sexual - precisa ser considerada como um processo de intervenção metodológica, que se propõe a obter/fornecer informações sobre sexualidade, bem como organizar um espaço de reflexões e questionamentos sobre diferentes enfoques: importância da prevenção contra DSTs e gravidez indesejada, mudanças corporais, identidade, relações interpessoais, autoestima, relações de gênero, tabus, crenças e valores a respeito de relacionamentos, comportamentos sexuais e DSTs. Sexualidade é uma questão processual, uma questão de vivência e de experimentação. A construção do gênero e da sexualidade ocorre ao longo de toda a vida do sujeito. Apesar dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) sofrerem críticas oriundas de diferentes pensadores e esferas da educação, é inegável que esses documentos instituíram a discussão acerca da educação sexual nas escolas. Cabe, então, a cada realidade projetar o alcance sobre o entendimento e o desvelamento dos corpos e da sexualidade latente entre os estudantes da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Regina Neves Barboza, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Bióloga licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa.

Jerônimo Sartori, Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, RS

Possui graduação em Biologia - LP pela Fundação Educacional do Alto Uruguai Catarinense, graduação em Ciências - LC pela Universidade de Passo Fundo, Especialização em supervisão Escolar, Faculdade de Educação, UPF, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Referências

AFONSO, Lúcia. A polêmica sobre adolescência e sexualidade. Belo Horizonte: Ed. do Campo Social, 2001.

BECKER, Fernando. A Epistemologia do Professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1993.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural e orientação sexual. Brasília: MEC/SEF, 1997. v. 10.

CUNHA, Nylse Helena da Silva. Brinquedo, desafio e descoberta: subsídios para a utilização e confecção de brinquedos. Rio de Janeiro: FAE, 1988.

FAZENDA, Ivani (Org.). Práticas Interdisciplinares na Escola. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

FREIRE, Paulo. Medo e Ousadia: O Cotidiano do Professor. 18. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

LOPES, Maria da Glória. Jogos na Educação: criar, fazer, jogar. 2. ed. São Paulo: Cortez,

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997

RIBEIRO, Paula R. C.; LONGARAY, Deise A. (Org.). Os 15 anos de Mariana: um convite a outras aprendizagens sobre os corpos. Rio Grande: FURG, 2013.

RIBEIRO, Paula R. C.; QUADRADO, Raquel. P. (org). Corpos, gêneros e sexualidades: questões possíveis para o currículo escolar. 3. ed. Rio Grande: FURG, 2013

SILVA, Fabiane Ferreira et al. Sexualidade e escola: compartilhando saberes e experiências. 3. ed. Rio Grande: FURG, 2013.

SILVA, Tomaz T.O currículo como fetiche. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

VYGOTSKY, Lev S. Psicologia Pedagógica. Edição comentada. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Downloads

Publicado

2015-12-07

Como Citar

Barboza, C. R. N., & Sartori, J. (2015). Transversalizando a orientação sexual nos anos finais do ensino fundamental. Revista Monografias Ambientais, 14, 25–40. https://doi.org/10.5902/2236130820636