Quantificação da geração de resíduos em uma casa de farinha no Estado da Paraíba

Autores

  • Narcísio Cabral de Araújo Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB
  • Pablo Luiz Fernandes Guimarães Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB
  • Suenildo Jósemo Costa Oliveira Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB
  • Vera Lúcia Antunes de Lima Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB
  • Francisco de Assis Bandeira Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB
  • Francisco de Assis Cabral de Araújo Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130814984

Palavras-chave:

Casas de farinha, Efluentes, Meio ambiente, Uso de resíduos

Resumo

O trabalho foi realizado em uma casa de farinha, com processo mecanizado, localizada no Sítio Chã do Jardim no Município de Areia, estado da Paraíba, nordeste do Brasil. O objetivo do trabalho foi avaliar a geração de resíduos sólidos e líquidos em cada etapa do processo de beneficiamento das raízes de mandioca e apresentar alternativas para reutilização dos principais subprodutos. Nas condições em que se desenvolveu o estudo ficou evidente que os processos agroindustriais de beneficiamento de raízes de mandioca, para a produção de farinha de mesa, geram quantidade bastante significativa de resíduos. Concluiu-se que a casa de farinha estudada gera um grande quantitativo de resíduos que poderia ser utilizada, visto que quase todos são constituídos de matéria orgânica putrescíveis basicamente fáceis e viáveis de serem tratados e aproveitados, por produtores rurais da localidade do empreendimento. E que a gestão de resíduos em processo de beneficiamento de raízes de mandioca se faça necessário, pois estes apresentam cargas poluidoras bastante elevadas, sendo na maioria das vezes descartados no meio ambiente sem nenhum controle técnico podendo causar danos aos recursos naturais e a saúde pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Narcísio Cabral de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Engenheiro Sanitarísta e Ambiental, graduado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre em Engenharia Civil e Ambiental, Pós-graduado pela Universidade Federal de Campina Grande e Doutorando em Engenaria Agrícola, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Pablo Luiz Fernandes Guimarães, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Engenheiro Sanitarísta e Ambiental, graduado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre em Engenharia Civil e Ambiental, pós-graduado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Suenildo Jósemo Costa Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB

Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Agronomia.Graduado e Pós-graduado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor titular do Deptamento de Ciências Agrária e Ambiental da Universidade Estadual  da Paraíba (UEPB).

Vera Lúcia Antunes de Lima, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Engenheira Agrícola graduada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Engenharia Agrícola, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Professora Associada II da Universidade Federal de Campina Grande UFCG).

Francisco de Assis Bandeira, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Engenheiro Químico, graduado pela Universidade Regional do Nordeste (URNe). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Mestre em Engenharia Quimica, Pós-graduado pela Universidade de São Paulo (USP).

Francisco de Assis Cabral de Araújo, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Mestrando em Uso e Conservação do Solo e da Água, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Referências

CARDOSO, É. Uso de Manipueira Como Biofertilizante no Cultivo do Milho: avaliação do efeito no solo, nas águas subterrâneas e na produtividade do milho. 2005. 67p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pósgraduação em Ciências Ambientais, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma.

CARDOSO, C. E. L.; SOUZA, J. S. Importância, Potencialidades e Perspectivas do Cultivo da Mandioca na América Latina. In: CEREDA, M. P (coord): Agricultura: Tuberosas Amiláceas Latino Americanas. V. 2. São Paulo: Fundação Cargill, 2002. p. 29 - 47.

CEREDA, M. P. Caracterização dos subprodutos da industrialização da mandioca. In: CEREDA, M. P (coord): Manejo, Uso e Tratamento de Subprodutos da Industrialização da Mandioca. V.4. São Paulo: Fundação Cargill, 2001. p. 13 – 37.

CEREDA, M. P. Valorização de Subprodutos como Forma de Reduzir Custos de Produção. In: CEREDA, M. P (coord): Manejo, Uso e Tratamento de Subprodutos da Industrialização da Mandioca. V. 4. São Paulo: Fundação Cargill, 2001. p. 305 – 320.

FIORETTO, R. A. Uso direto da manipueira em fertirrigação. In: CEREDA, M. P (coord): Manejo, Uso e Tratamento de Subprodutos da Industrialização da Mandioca. V. 4. São Paulo: Fundação Cargill, 2001. p. 67– 79.

INOUE, K. R. A. Produção de Biogás, Caracterização e Aproveitamento Agrícola do Biofertilizante Obtido na Digestão da Manipueira. 2008. 92p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós- Graduação em Engenharia Agrícola, da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.

PANTAROTO, S.; CEREDA, M. P. Linamarina e sua Decomposição no Ambiente. In: CEREDA, M.P (coord): Manejo, Uso e Tratamento de Subprodutos da Industrialização da Mandioca. V. 4 São Paulo: Fundação Cargill, 2001. p. 39 – 47.

SOARES, M. O. S. Sistema de Produção em Casas de Farinha: uma leitura descritiva na comunidade de Campinhos – Vitória da Conquista (BA). 2007. 115p. Dissertação (Mestrado) – Programa Regional de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA.

Downloads

Publicado

2014-12-16

Como Citar

Araújo, N. C. de, Guimarães, P. L. F., Oliveira, S. J. C., Lima, V. L. A. de, Bandeira, F. de A., & Araújo, F. de A. C. de. (2014). Quantificação da geração de resíduos em uma casa de farinha no Estado da Paraíba. Revista Monografias Ambientais, 13(5), 3793–3799. https://doi.org/10.5902/2236130814984

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)