Atributos físicos e fluxo de água em solos da bacia hidrográfica do rio Vacacaí-Mirim – RS

Autores

  • Alencar Simão Rizzardi Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS
  • Afranio Almir Righes Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS
  • Pedro Daniel da Cunha Kemerich Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS
  • Rodrigo Ferreira da Silva Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS
  • Sizabeli Amaral dos Santos Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Willian Fernando de Borba Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130814260

Palavras-chave:

Parâmetros físicos e hídricos, Recarga de aquífero, Condutividade hidráulica saturada

Resumo

Variações na taxa de infiltração de água no solo por ações antrópicas têm alterado o fluxo de água em bacias hidrográficas. Atributos físicos como densidade do solo, macro e microporosidade e condutividade hidráulica saturada estão relacionadas a essas alterações. Com a finalidade de avaliar os solos que apresentam características hidrológicas favoráveis à recarga da água subterrânea, foram coletadas amostras na camada superficial de nove solos da Bacia Hidrográfica do Rio Vacacaí-Mirim–RS. Para as determinações de textura do solo e densidade de partículas foram utilizadas amostras com estrutura deformadas. As amostras não deformadas para densidade do solo, porosidade total, microporosidade, macroporosidade e condutividade hidráulica saturada (K(o)). Os dados dos atributos físicos e hídricos dos solos foram submetidos a análises de correlação e regressão, relacionando-os com a condutividade hidráulica saturada do solo. Os resultados indicam que baixos valores de densidades do solo e altos valores de porosidade total proporcionam maior capacidade de fluxos de água da camada superficial em direção aos aquíferos da bacia estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alencar Simão Rizzardi, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS

Possui graduação em Engenharia: habilitação engenharia ambiental pelo Centro Universitário Franciscano (2010). Atualmente é bolsista do Centro Universitário Franciscano e integrante do Centro Universitário Franciscano. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de água, ampliação, dimensionamento, açude., piscicultura; e qualidade de água;.

Afranio Almir Righes, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (1969), mestrado em Ciências do Solo pela UFRGS (1971) e Ph.D em Soil and Water Management - Iowa State University of Science and Technology (1980) EUA. Professor aposentado na UFSM (2003), atualmente é Professor no curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Desenvolve atividades acadêmicas de ensino, pesquisa, extensão e administração universitária. Em atividades eventuais colabora como consultor "Ad Hoc" na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na FINEP, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul e de Alagoas e na USP - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Colabora como revisor de várias revistas científicas da área. Em atividades internacionais foi coordenador pelo Brasil do 1º Curso Internacional de especialização em Integração de Políticas Agropecuárias do MERCOSUL- Brasil-Argentina e Uruguai (1997). Membro do Projeto ALFA/Münster na Alemanha sobre transferência de tecnologias envolvendo oito Universidades .Européias e da América do Sul. No CNPq foi presidente do Comitê de Engenharia Agrícola e de Alimentos (2001). Nomeado membro do Comitê Multidisciplinar de articulação junto a Diretoria da Presidência do CNPq (2002). Na administração universitária da UFSM foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, Diretor do Centro de Ciências Rurais, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Diretor Presidente da Fundação de Apoio a Tecnologia e Ciência (FATEC - 1990) e Presidente do Conselho Superior da FATEC-1998. No Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) foi Diretor da Área de Ciências Naturais e Tecnológicas (2008) e foi selecionado pela Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação CTAA como avaliador de instituições da educação superior e de cursos de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES. Chefe do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais do INPE de 14/04/2009 a 14/04/2013. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, e Engenharia ambiental com ênfase em engenharia de água e solo atuando também nas áreas de: irrigação, drenagem, escoamento superficial, infiltração de água no solo e nos impactos das ações antrópicas no meio ambiente. Atualmente professor do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UNIFRA em Santa Maria - RS.

Pedro Daniel da Cunha Kemerich, Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS

Possui graduação em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário Franciscano -UNIFRA (2005). Possui mestrado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (2008), Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2009) e é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão ambiental, avaliação de impactos ambientais, planejamento ambiental, água subterrânea, qualidade da água, saneamento ambiental, reúso de água, aproveitamento de água da chuva, indicadores de sustentabilidade ambiental, análise de vulnerabilidade à contaminação. Atuou como Professor do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA em cursos de Graduação e Pós-Graduação, onde também foi coordenador de estágios e membro do colegiado do curso de Engenharia Ambiental, foi membro do colegiado do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria/CESNORS, atualmente é Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria/CESNORS, também foi Consultor Ambiental e Perito Ambiental tendo atuado em diversos municípios.

Rodrigo Ferreira da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Atualmente é professor adjunto 2 da Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul - CESNORS - FW. Professor e orientador no Programa de Pós-graduação em Agronomia: Agriculturae Ambiente PPGAAA/UFSM/CESNORS. Tem experiência na área de Agronomia e Meio Ambiente, com ênfase em Solos, Microbiologia e Recuperação de Áreas Degradadas atuando principalmente nos seguintes temas: fauna do solo, microrganismos fecais, fungos micorrízicos e áreas contaminadas por metais. Grupos de Pesquisa: Ciências Ambientais em Engenharia (UNIFRA); Solos e Produção Vegetal (UFSM).

Willian Fernando de Borba, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Técnico em Agropecuária pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Aluno de Graduação do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria (2009 - 2014). Trabalha nas áreas de Contaminação de Solo, Resíduos Sólidos, Águas Subterrâneas, Recursos Hídricos e Topografia. Atualmente realiza estágio extra-curricular nas empresas Agrícola Pampeana Topografia e Projetos e Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos - CIGRES. Atuou como colaborador na elaboração do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do CIGRES, abrangendo 27 municípios. Participou da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Taquaruçu do Sul-RS.

Referências

ANKENY, M. D.; KASPAR, T. C.; HORTON, R. Caracterization of tillage and traffic effects on unconfined infiltration measurement. Revista Soil Science Societyof American Journal Vol.54, p.837-840, 1990.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6508. Determinação da massa específica. Rio de Janeiro: ABANT, 1984b.

BAVER, L. D.; GARDNER, W. H.; GARDNER, W. R. Fisica de Suelos. Mexico: Centro Regional de Ayuda Tecnica, 1973. 529 p.

BASSO, C. J.; REINERT, D. J. Variação da agregação induzida por plantas de cobertura de solo no inverno e plantio direto de milho em um solo podzólico. Revista Ciência Rural, Vol. 28, n. 4, p. 567-571, out./dez. 1998.

BELTRÁN, J. M. Drenaje agricola. Madrid: Ministerio da Agricultura, Pesca y Alimentacion, 1986. 239 p.

BENITES, V. M.; MENDONÇA, E. S. Propriedades eletroquímicas de um solo eletropositivo influenciadas pela adição de diferentes fontes de matéria orgânica. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Vol.22, n.2, p. 215-221, 1998.

BEVEN, K.; GERMANN, P. Macropores and water flow in soils. Revista Water Resources Research, Vol.18, n.5, p.1311-1325, 1982.

BOUYOUCOS, G. J. Estimation of the Colloidal Materials in Soils. Revista Science, Vol. 64, p 362-364. 1926.

BRADY, N. C. Elementos da Natureza e Propriedades dos Solos. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1989.716 p.

BOUMA, J. Measuring the conductivity of soil horizons with continuous macropores. Soil Science Society of America Journal, Vol.46, p.438-441, 1982.

CARTER, M. R.; ANGERS, D.A.; TOPP, G. C. Characterizing equilibrium physical condition near the surface of a fine sandy loam under conservation tillage in a humid climate. Soil Science, Vol. 164, p. 101-110, 1999.

CORRECHEL, V.; SILVA, A. P.; TORMENA, C. A. Influência da posição relativa à linha de cultivo sobre a densidade do solo em dois sistemas de manejo do solo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Vol.23, p.165-173, 1999.

CONTE, O.; LEVIEN, R.; TREIN, C. R.; CEPIK, C. T. C.; DEBIASI, H. Demanda de tração em haste sulcadora na integração lavourapecuária com diferentes pressões de pastejo e sua relação com o estado de compactação do solo. Revista Engenharia Agrícola, Vol.27, n.1, p.220-228, 2007.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Manual de métodos de análise do solo. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Rio de Janeiro, 1997. 212 p.

EMBRAPA - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Brasília: 1999. 412 p.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, IBGE. Mapa exploratório de solos do Estado do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro:IBGE, 2002. Escala 1:1000000.

KEMPER, W. D.; CHEPIL, W. S. Size distribution of aggregation. In: BLACK, C. A. (ed.) Methods of soil analysis. Madison: American Society Agronomy, 1965. p. 499-510.

LAMBE, T. W.; WHITMAN, R. V. Mecânica de suelos. México: Editorial Limusa S.A., 1974.

LEMOS, R. C.; SANTOS, R. D. Manual de descrição e coleta de solo no campo. Campinas: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo/Embrapa-SNLCS, 1984. 46p.

MARQUES, J. D. de O. Horizontes pedogenéticos e sua relação com camadas hidráulicas do solo. 2000. 86f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) – Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Escola Superior de Agricultura de Luiz de Queiroz, Piracicaba, 2000.

MARQUES, J. D.; TEIXEIRA, W. G. ; REIS, A. M.; CRUZ JUNIOR, O. ; MARTINS, G. C. Avaliação da condutividade hidráulica saturada utilizando dois métodos de laboratório numa topossequência de solos amazônicos com diferentes coberturas vegetais. Revista Acta Amazônica, Vol.38, p.193-206, 2008.

MESQUITA, M. G. B. F.; MORAES, S. O. A Dependência Entre um Condutividade hidráulica saturada e Atributos físicos do solo. Revista Ciência Rural, Vol.34, n.3, p. 963-969, 2004.

MOTA, J. C. A.; ASSIS JUNIOR, R. N.; AMARO FILHO, J.; LIBARDI, P. L. Algumas propriedades físicas e hídricas de três solos na Chapada do Apodi, RN, cultivados com melão. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Vol.32, n.1, p. 49-58, 2008.

OLIVEIRA, L. B. Determinação da macro e microporosidade pela mesa de tensão em amostras de solo com estrutura indeformada. Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira, Vol.3, p.197-200, 1968.

QUEIROZ, J. E. Parâmetros hidrodinâmicos de um solo de várzea para fins de drenagem subterrânea. 1995, 167f. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem), Programa de Pós-Graduação Engenharia Agrícola, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba. 1995.

REICHARDT, K. A água em sistemas agrícolas. São Paulo: Manole, 1990. 188p.

RICHART, A.; TAVARES FILHO, J.; BRITO, O. R.; LLANILLO, R. F.; FERREIRA, R. Compactação do solo: Causas e efeitos. Revista Semina – Ciências Agrárias, Vol. 26, n.3, p.321-344, 2005.

RIBEIRO, K. D. Influência da distribuição de vazios na condutividade hidráulica do solo saturado. 2005, 56f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2005.

RIBEIRO, K. D.; MENEZES, S. M.; MESQUITA, M. G. B. F. SAMPAIO, F. M. T. Propriedades físicas do solo, influenciadas pela distribuição de poros, de seis classes de solos da região de Lavras-MG. Revista Ciência e Agrotecnologia, Vol.31, n.4, p.1167-1175, 2007.

RIGHES, A. A.; SILVA, R. F. Água e educação: Princípios e estratégias de uso e conservação. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2009. 269 p.

SANTOS, C. Estatística Descritiva - Manual de Auto-aprendizagem. Lisboa: Edições Sílabo: 2007. 264 p.

SILVA, C. L.; KATO, E. Efeitos do selamento superficial na condutividade hidráulica saturada da superfície de um solo sob cerrado. Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira, Vol.31, p.593-597, 1997.

SILVA, V. R.; REINERT, D. J.; REICHERT, J. M. Resistência mecânica do solo à penetração influenciada pelo tráfego de uma colhedora em dois sistemas de manejo do solo. Revista Ciência Rural, Vol.30, n.5, p.795-801, 2000.

STANCATI, G.; NOGUEIRA, J. B.; VILAR, O. M. Ensaios de laboratório em Mecânica dos Solos. São Carlos: Universidade de São Paulo/Escola de Engenharia de São Carlos/ Departamento de Geotecnia, 1981. 30 p.

Downloads

Publicado

2014-11-26

Como Citar

Rizzardi, A. S., Righes, A. A., Kemerich, P. D. da C., Silva, R. F. da, Santos, S. A. dos, & de Borba, W. F. (2014). Atributos físicos e fluxo de água em solos da bacia hidrográfica do rio Vacacaí-Mirim – RS. Revista Monografias Ambientais, 13(4), 3690–3701. https://doi.org/10.5902/2236130814260

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.