Universidade Federal de Santa Maria
Revista Monografias Ambientais, v. 19, ed. esp., e1, 2020
DOI: https://doi.org/10.5902/2236130843382
ISSN: 2236-1308
Recebido: 07/04/2020 Aceito: 07/04/2020 Publicado: 16/05/2020
Educação sociedade e cultura
Apresentação da edição especial da revista REMOA: Especialização em Educação: Práticas de Ensino Interdisciplinares (EDUINTER)/Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
Jefferson Marçal da Rocha I
I Coordenador EDUINTER. Unipampa. E-mail: jeffersonmrocha@gmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5873-0992.
O curso Especialização em Educação: Práticas de Ensino Interdisciplinares (EDUINTER), edição 2019, teve como objetivo habilitar, em nível de Pós-graduação lato sensu, profissionais de educação licenciados e graduados com interesse nos temas correlacionadas a Educação, Ensino e Sustentabilidade. Teve como eixo norteador questões que envolviam a sustentabilidade do Bioma Pampa. A partir de estudos teóricos, análises empíricas e pesquisas, procurou-se ampliar o conhecimento sobre os temas: educação, práticas de ensino interdisciplinares, recursos naturais, sustentabilidade, Bioma Pampa e processos educativos.
As temáticas desenvolvidas nos artigos finais, refletem o exercício da docência dos pós-graduandos no Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas localizadas nos municípios da região Metade Sul do RS (MS), após a reflexão dos temas geradores do EDUINTER.
Os conhecimentos e pressupostos epistemológicos que embasam as práticas docentes, possibilitaram, nesta experiência, o aperfeiçoamento do exercício da docência, tanto para os docentes (ensino superior) como para os discentes (ensino básico) do curso.
Nesta perspectiva os pós-graduandos foram estimulados a desenvolver ferramentas conceituais, e propor atividades que promoveram e/ou aperfeiçoaram suas práticas educativas (formal e não formal). O foco na compreensão dos aspectos que formam o Bioma Pampa, serviu como subsídio as abordagens sobre sustentabilidade nas mais diversas áreas do conhecimento.
Os temas desenvolvidos nos artigos desta edição refletem o caráter interdisciplinar que o curso teve, a saber: o ensino e a alimentação saudável, resíduos Sólidos em Escola do Campo, ações musicais na educação infantil, metodologia ativa no ensino de trigonometria, semana farroupilha como proposta de trabalho interdisciplinar de ensino, microscópio alternativo para trabalhos práticos no Ensino Fundamental, interdisciplinaridade e educação ambiental, perspectivas para o empoderamento da mulher através da releitura de clássicos infantis, a percepção do descarte de resíduos eletrônicos dos alunos do ensino básico e inovação no ensino superior.
Salienta-se que o EDUINTER se mostrou um fórum importante de discussões didáticas e pedagógicas entre docentes do ensino básico com os docentes do ensino superior, fator enriquecedor pela troca de experiências educativas ocorridas durante o curso. Destas experiências, a convicção que ficou é que a educação é um processo inacabado de descobertas humanas.
Esperamos que os artigos selecionados para esta edição sirvam como reflexões para todos/todas os/as educadores/as, dos diversos níveis de ensino (Básico, superior, informal etc.), sobre o caráter emancipador que os processos educativos devem ter.
Boa Leitura.