NOVIDADES PARA 2020

Algumas normas já adotamos, mas é importante que tenhamos ciência de todo o processo editorial para que consigamos otimizar o tempo de publicação do seu artigo. Entenda como funciona  gestão de um periódico: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n49p42/34045

Se o seu artigo não atender algum desses pré-requisitos abaixo, o artigo será automaticamente arquivado e os autores notificados até que todos pré-requisitos sejam atendidos.

Identificamos nos últimos semestres muito “retrabalho” por parte da revista devido à falta de atenção por parte de alguns autores (submissão incompleta).  Ou seja, queremos agilizar todo o processo editorial.

Portanto, são itens obrigatórios para submissão:

  1. METADADOS DOS AUTORES: quem submete é responsável por isso: incluir link do CV lattes, email, ORCID, curta biografia e afiliação (preferencialmente por extenso) de “TODOS” os autores. Isso ajuda muito na questão da rastreabilidade, visibilidade, busca e são informações necessárias para geração posterior do DOI.
  2. Pedimos a INDICAÇÃO DE 3 REVISORES, preferencialmente estrangeiros.
  3. Pedimos que nas REFERÊNCIAS evitem de citar trabalhos em congressos e/ou comunicações curtas. Preferencialmente (não obrigatoriamente) todas com DOI, ou seja, que seja possível rastreá-las. Livros/capítulos podem ser citados. Sugerimos evitar citações de TCC, monografias, dissertações e teses. Ou seja, “desejamos”/buscaremos citar trabalhos apenas com DOI. Pensando sempre na visibilidade do trabalho e da revista. Isso impacta do Qualis/CAPES da mesma.
  4. Uma novidade é que geraremos diretamente um arquivo HTML e desse faremos a edição final do artigo. Até agora tínhamos 2 linhas de edição, uma para HTML e outra editada em programa específico. Isso demanda muito tempo e resolvemos optar apenas pela HTML e salvar essa versão em PDF.
  5. Como estamos fazendo a “marcação dos artigos” (https://blog.scielo.org/blog/2014/04/04/xml-porque/#.Xk0qV4pKipo), isso demanda tempo e exige uma formatação muito criteriosa. Ou seja, toda atenção dos autores com seu artigo é muito importante;
  6. Pedimos que as FIGURAS/MAPAS/FOTOS/ESQUEMAS sejam apresentadas em boa resolução (600 dpi) e as legendas no idioma do artigo;
  7. 7.  Seguimos as normas da ABNT para citações;
  8. Pedimos que toda a comunicação da revista se dê pelo “e-mail do sistema”, assim nós (equipe editorial) conseguimos rastrear com facilidade. Os e-mails normais são apenas uma ferramenta rápida para esclarecer dúvidas. Não vamos considerar nada enviado por e-mail normal. 
  9. Daremos atenção a ORIGINALIDADE dos trabalhos. Caso uma ideia já tenha sido registrada em congresso, ou na forma de resumo, sugerimos indicar isso na submissão (mensagem ao editor), para que não tenhamos situações desconfortáveis como indicação de autoplágio ou falta de originalidade do trabalho.
  10. Nosso fluxo editorial consiste (desejável):
    1. SUBMISSÃO DO ARTIGO: de 48-72 horas a revista entra em contato informando se o artigo vai aos revisores, ou não.  
    2. REVISÃO: 1-4 semanas (avaliação cega por revisores ad hoc)
    3. ENVIO AOS AUTORES PARA POSSÍVEIS CORREÇÕES: 4-6 semanas para envio de versão reeditada, caso necessário; toda alteração deve ser deixada grifada em amarelo.
    4. EDIÇÃO FINAL: layout + leitura de prova final (exija !): 4-6 semanas
    5. Alterações podem ser feitas até a aprovação da arte final. Após aprovada a arte final, não serão feitas alterações nos metadados. Posteriormente, aceitaremos apenas erratas, caso o trabalho apresente alguma inconsistência metodológica ou conceitual.
  11. Após aceito o artigo, uma CARTA DE ACEITE será gerada e o artigo estará disponível online num prazo de 3-4 meses após aceite. 
  12. Todo o arquivo que foi avaliado e está com status “revisões requeridas” e não foi enviada uma resposta dos autores num prazo de até 60 dias, será automaticamente arquivado.
  13. Pedimos aos autores um prazo máximo de até 30 dias para que a revista se manifeste sobre a situação do seu artigo. Ou seja, passados 30 dias e a revista não se manifestou, favor entrar em contato, ou via sistema, ou diretamente para marcelo.b.rosa@ufsm.br ou marcelobdarosa@gmail.com .
  14. Não deixem de ler as normas de submissão da revista.

15. PORTANTO:VERIFIQUE ATENTAMENTE ANTES DA SUBMISSÃO:

- SE OS METADADOS (ORCID, LINK PRO LATTES, CURTA BIOGRAFIA E AFILIAÇÃO) DE "TODOS" OS AUTORES FORAM ADICIONADOS,

- SE A INDICAÇÃO DOS REVISORES FOI FEITA,

- SE O FORMATO DAS REFERÊNCIAS ESTÁ ADEQUADO (ABNT)

- SE A RESOLUÇÃO SUAS FIGURAS (600 DPI) ESTÁ ADEQUADA.