Hypertext production on moddle to the teaching of the electromagnetism of the motor electric

Authors

  • Ricardo Barreto da Silva Universidade Federal de Santa maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611709110

Keywords:

Hypertext, Hypermedia, MOODLE, Electromagnetism, Learning objects, Physics education, Electric motor, Distance learning, Virtual learning environments

Abstract

This paper describes the production by MOODLE of hypertexts for the study of electromagnetic phenomena necessary for understanding the operation of the electric motor. Were produced three hypertext with words and expressions connected to web pages which can be quickly and randomly accessed. The preliminary results demonstrate the potential of the web as a source of learning objects and MOODLE as a tool for management and production of hypertexts for teaching physics.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ricardo Barreto da Silva, Universidade Federal de Santa maria

Possui graduação em Física - Licenciatura Plena - (1999), mestrado em Física (2002) e doutorado em Física (2006) pela Universidade Federal de Santa Maria. Realizou estágio de Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007-2008), foi professor adjunto da Universidade Federal do Pampa (2008-2011) e atualmente é professor adjunto do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Maria.

References

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Brasil). Escassez de professores no Ensino Médio: Propostas

estruturais e emergenciais. Brasília, DF, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/escassez1.pdf>. Acesso em 10 Fevereiro de

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Brasil). Sinopse do Censo dos Profissionais do Magistério

da Educação Básica. Brasília, DF, 2006. Disponível em: <http://www.publicacoes.inep.gov.br/detalhes.asp?pub=4063>. Acesso em 10 Fevereiro de 2013.

BRASIL. Decreto Nº 5.800 de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-006/2006/decreto/d5800.

htm>. Acesso em 8 Fevereiro de 2013.

Disponível em: < http://www.uab.capes.gov.br/>.Acesso em 13 janeiro de 2013.

Disponível em: <http://cead.ufsm.br/moodle2_UAB/mod/page/view.php?id=16813>. Acesso em

março de 2013.

Disponível em: <http://nte.ufsm.br/moodle2_UAB/mod/page/view.php?id=16851>. Acesso em

março de 2013.

Disponível em: <http://w3.ufsm.br/prograd/ead-ufsm/fis/objetfis.pdf>. Acesso em 10 março de

REZENDE, F. & BARROS, S. A hipermídia e aprendizagem de Ciências: exemplos na área de

física. Física na Escola, 6(1), 63, 2005.

FIOLHAIS, C.; TRINDADE, J.Física no Computador: o Computador como uma Ferramenta

no Ensino e na Aprendizagem das Ciências Físicas. Revista Brasileira de Ensino de Física, 25(3),

,2003.

BOYCE, W.E.; BRUNSKI, J.B.; CHEN, M.M.; CRAIG, K. FAIRWEATHER, J.A.; HAUS JR.,J.H.; PORTER JR., J.; SIEGMANN, W.L. InteractiveMultimedia Modules in Mathematics, Engineering, and Science. Computers in Physics, 11(2), 151, 1997.

ARAUJO, I.S.; VEIT, E.A. Uma revisão da literatura sobre estudos relativos a tecnologias computacionais no ensino de Física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 4(3), 5, 2004.

MELEIRO, A.; GIORDAN, M. Hipermídia no ensino de modelos atômicos. Química Nova na

Escola, 10, 17, 1999.

REZENDE, F. Desenvolvimento e avaliação de um sistema hipermídia para facilitar a reestruturação conceitual em mecânica básica. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 18(2), 197, 2001.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo, SP, Ed. 34,1999.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro, RJ, Ed. 34, 1993.

PEREIRA, J. Sistemas Hipertexto &Hipermé-dia: Reflexão, Ensino e Arte. Millenium 25 (2002). Disponível em: http://www.ipv.pt/millenium/Millenium25/default.htm.

Acessado em 17 de abril de 2013.

HECKLER, V.; SARAIVA, M.F.O.; OLIVEIRA FILHO, K.S. Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica. Revista Brasileira de Ensino de Física, 29(2), 267, 2007.

PETERS, O. A educação à distância em transição: Tendências e desafios. São Leopoldo, RS, Ed.

Unisinos, 2004.

Disponível em: <https://moodle.org/>. Acesso em 20 de fevereiro de 2013.

DIAS R. A.; LEITE L. S. Educação à distância: da legislação ao pedagógico. Petrópolis, RJ, Ed.

Vozes, 2010.

ALVES, L; BRITO, M. O Ambiente MOODLE como Apoio ao Ensino Presencial. Disponível

em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/085tcc3.pdf>. Acessado em 22 de novembro de 2012.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Brasil). Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos

parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em 8 Fevereiro de 2013.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Brasil). PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais.Brasília, DF. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acesso em 17 abril de 2013.

MOREIRA, M.A.; MASINI, E.F.S. Aprendizagem significativa: a teoria de aprendizagem de David Ausubel. São Paulo, SP, Ed. Centauro, 2006.

MORGADO, L. O lugar do hipertexto na aprendizagem: alguns princípios para a sua concepção. Universidade Aberta, Departamento de Ciências da Educação, Lisboa, 1996. Disponível

em: <http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/m%C3%B3dulos/tecnologia-instrucional/o-lugar-do-hipertexto-na-aprendizagem#.UavvAtLVCSo>.Acesso em 27 de março de 2013.

STANTON, N.; STAMMERS, R. B. Learning styles in a non-linear training environment. In:

MCALEESE, R. e GREEN, C. (Eds.). Hypertext: state of the art. Oxford, Intellect, 1990. p. 114-120.

GUTIERREZ, F. Linguagem total: uma pedagogia dos meios de comunicação. São Paulo, SP, Ed. Summus 1978.

MACHADO, D.I.; NARDI, R. Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da

ciência com o suporte hipermídia. Revista Brasileira de Ensino de Física, 28(4), 473, 2006.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro, Ed. Interamericana, 1980.

MOREIRA, M. Pesquisa em Física: métodos qualitativos e quantitativos. Instituto de Física,

UFRGS, Porto Alegre, RS, 2009.

Published

2013-07-31

How to Cite

Silva, R. B. da. (2013). Hypertext production on moddle to the teaching of the electromagnetism of the motor electric. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 12(12), 2584–2596. https://doi.org/10.5902/223611709110

Issue

Section

ARTICLES