EDITORIAL – SPECIAL EDITION: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE) – UNISINOS – RS

Authors

  • Angélica Massuquetti Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE)- Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117012237

Abstract

O Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), foi criado em 2006 e é constituído pela área de concentração Organização Industrial e Economia Internacional. Uma de suas linhas de pesquisa é Integração Econômica Internacional e seus pesquisadores têm investigado os efeitos teóricos e empíricos da integração econômica em relação ao comércio e às variáveis estudadas pela macroeconomia da economia aberta. No comércio, estão sendo analisados os impactos da integração econômica internacional, tanto de forma discriminatória (preferencial, via blocos econômicos) como não discriminatória (não preferencial, via OMC), especialmente sobre variáveis como fluxos de bens e serviços, bem estar e crescimento econômico. Em relação à macroeconomia da economia aberta, regimes cambiais, coordenação de políticas macroeconômicas e fluxos de capitais são examinados mais detalhadamente. Além disso, o corpo docente também têm desenvolvido pesquisas vinculadas à questão energética, que se apresenta como uma problemática atual na agenda de pesquisa dos economistas brasileiros.

A presente edição da Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, voltada para a produção dessa linha de pesquisa, traz artigos que resultaram do esforço de investigação de seus professores e discentes nas seguintes temáticas:

• Relações comerciais;

• Ciclos econômicos;

• Políticas macroeconômicas;

• Questão energética.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Angélica Massuquetti, Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE)- Unisinos

Professora Dr. do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE)

Published

2013-11-29

How to Cite

Massuquetti, A. (2013). EDITORIAL – SPECIAL EDITION: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE) – UNISINOS – RS. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 16(16), 3213–3214. https://doi.org/10.5902/2236117012237

Most read articles by the same author(s)