Histórico do periódico

O projeto deste periódico foi elaborado em 2007, por ocasião do 1º Seminário Internacional de Gestão Educacional, realizado no âmbito do curso de especialização em Gestão Educacional, mantido pelo Centro de Educação da UFSM. A intenção do periódico, além de ofertar um material especializado na área temática, era disseminar textos escritos por estudantes e professores do curso.

O curso de especialização em Gestão Educacional existe há cerca de três décadas. Durante este tempo contribuiu para o aprofundamento das discussões acerca da educação brasileira e promoveu oportunidades de pesquisa e estudo para centenas de estudantes.

Foi durante a vivência das discussões sobre administração e gestão educacional, em meio às modificações generalizadas nos âmbitos econômicos, políticos e sociais, a promulgação da Constituição Federal de 1988 e da lei n. 9.394/96, as sucessivas publicações de diretrizes nacionais para a graduação e para o financiamento da educação, bem como a implementação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, que o curso se consolidou como lugar de estudos e produção na área.

Em 2009 foram publicados dois números da revista. Depois disso o projeto ficou paralisado até 2013, quando uma nova equipe editorial assumiu as atividades com vistas a reestruturar, atualizar e dar continuidade ao projeto.

A partir de então foram redefinidos o foco e escopo da revista, atualizadas as orientações aos autores e as políticas de avaliação das submissões. Porém, a definição mais importante foi que o periódico passou a ser destinado, prioritariamente, para a publicação de textos de estudantes de graduação e de pós-graduação.