Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo: Notícias https://periodicos.ufsm.br/refilo <p style="text-align: justify;">A<strong> Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo</strong>, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre <strong>Ensino e Aprendizagem de Filosofia</strong>, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2448-0657 | Qualis/CAPES (2017-2020) = B1</strong></p> pt-BR Tue, 15 Oct 2024 16:21:52 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Prorrogação do recebimento dos textos para o Dossiê https://periodicos.ufsm.br/refilo/announcement/view/804 https://periodicos.ufsm.br/refilo/announcement/view/804 Tue, 15 Oct 2024 16:21:52 -0300 Revista ReFilo em nova plataforma https://periodicos.ufsm.br/refilo/announcement/view/644 <p>A ReFilo é uma revista institucional que integra o Portal de Periódicos da UFSM e já está operando com a nova versão. Esta mudança vai proporcionar uma experiência mais agradável para quem utilizar a revista em todos os perfis disponíveis.</p> <p>Informamos que a plataforma está em fase de implementação de novas funcionalidades. Caso você perceba algo que possa ser melhorado ou corrigido, entre em contato e contribua para que coletivamente possamos aprimorar o site da revista.</p> <p>Agradecemos a compreensão pelo tempo em que o sistema ficou fora do ar e pelo seu interesse em publicar na revista. Aguardamos a submissão do seu trabalho!</p> https://periodicos.ufsm.br/refilo/announcement/view/644 Sun, 19 Dec 2021 23:59:18 -0300 Chamada artigos para compor Dossiê https://periodicos.ufsm.br/refilo/announcement/view/592 <p>O período de recebimento dos artigos é de 15 de junho de 2021 a 29 de agosto de 2021 e a publicação do dossiê está prevista para ocorrer em dezembro de 2021.</p><p>Na <a title="Chamada pública 01/2021 REFilo" href="https://drive.google.com/file/d/1YPPljlmDZ4yKVw5d4tMUIBJ23T3OM6ZB/view?usp=sharing" target="_blank">Chamada pública 01/2021</a>, você pode verificar as informações completas e prazos.</p> https://periodicos.ufsm.br/refilo/announcement/view/592 Fri, 11 Jun 2021 08:47:09 -0300 Resultado dossiê https://periodicos.ufsm.br/refilo/announcement/view/547 <p>A Comissão Editorial da Revista Digital de Ensino de Filosofia divulga o resultado da chamada pública 01/2020 – Recebimento de artigos para composição do Dossiê “<em>Ensino da Filosofia – Comunicações GT Filosofar e ensinar a filosofar”. </em></p><p><em><br /></em>Os artigos selecionados para comporem o dossiê são:</p><ul><li>A avaliação em filosofia na perspectiva da igualdade e da emancipação: “vontade”, “atenção” e “busca”</li><li>Role playing game: uma ferramenta pedagógica para ensinar e aprender filosofia no ensino médio</li><li>Filosofia e infância: formação docente para atuar em filosofia para/com crianças</li><li>Pragmatismo e Razão Comunicativa: uma contribuição ao Aprendizado Educacional</li><li>Educação Filosófica como processo de Libertação</li><li>“Exercícios emancipatórios” para filosofia no ensino médio a partir de O mestre ignorante de Jacques Rancière</li><li>A experiência na formação social do sujeito e o interacionismo simbólico em G. H. Mead: contribuições para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio</li></ul> https://periodicos.ufsm.br/refilo/announcement/view/547 Tue, 01 Sep 2020 08:24:03 -0300 Chamada para artigos https://periodicos.ufsm.br/refilo/announcement/view/470 <p dir="ltr"><span>Estamos recebendo textos sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia <span>que apresentem resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso.</span></span></p><p dir="ltr"><span>Nossa próxima edição será publicada em dezembro de 2019. </span></p><p dir="ltr">Acesse a <a title="Envie o seu artigo" href="/refilo/about/submissions#onlineSubmissions" target="_blank">página da Revista</a> para conferir as normas e o <em>template</em>.</p><div> </div> https://periodicos.ufsm.br/refilo/announcement/view/470 Tue, 08 Oct 2019 11:02:49 -0300