https://periodicos.ufsm.br/refilo/gateway/plugin/AnnouncementFeedGatewayPlugin/atomRevista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo: Announcements2025-08-20T12:15:32-03:00Open Journal Systems<p style="text-align: justify;">A<strong> Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo</strong>, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre <strong>Ensino e Aprendizagem de Filosofia</strong>, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2448-0657 | Qualis/CAPES (2017-2020) = B1</strong></p>https://periodicos.ufsm.br/refilo/announcement/view/836A escrita de um diário como avaliação no ensino de Filosofia2025-08-20T12:15:32-03:00Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo<p data-start="401" data-end="772">Um artigo apresenta uma experiência avaliativa realizada entre 2018 e 2019 nas disciplinas <em data-start="492" data-end="515">Filosofia da Educação</em> e <em data-start="518" data-end="575">Introdução aos Estudos da Educação – Enfoque Filosófico</em>, da Faculdade de Educação da USP. O objetivo foi analisar o potencial pedagógico da escrita reflexiva cotidiana, em forma de diário pessoal, como instrumento de avaliação no ensino de Filosofia.</p> <p data-start="774" data-end="1173">A prática adotada, chamada de <strong data-start="804" data-end="823">“Diário Mental”</strong>, consistiu em registros manuscritos, em primeira pessoa, nos quais os estudantes relacionavam suas reflexões pessoais aos conteúdos trabalhados em sala. Os resultados indicaram que o recurso favorece a reflexão autônoma e aproxima os alunos da tradição filosófica como modo de vida, ainda que apresente desafios logísticos no contexto educacional.</p> <p data-start="1175" data-end="1407">A proposta fundamenta-se no conceito de <strong data-start="1215" data-end="1243">“exercícios espirituais”</strong> de Pierre Hadot, que entende a Filosofia como prática existencial, sugerindo que o diário pode funcionar como um exercício introdutório à experiência filosófica.</p> <p data-start="1175" data-end="1407"> </p> <p data-start="1175" data-end="1407"><a href="https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/90421">SAIBA MAIS</a></p>2025-08-20T12:15:32-03:00https://periodicos.ufsm.br/refilo/announcement/view/804Prorrogação do recebimento dos textos para o Dossiê2024-10-15T16:21:52-03:00Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo2024-10-15T16:21:52-03:00https://periodicos.ufsm.br/refilo/announcement/view/644ReFilo on a new system version2021-12-19T23:59:18-03:00Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo<p>The ReFilo is an institutional journal that integrates the Portal de Periódicos of the UFSM and is already operating with the new version. This change will provide a more pleasant experience for all available profiles.</p> <p><br />We inform that we are implementing new features in the system. If you see something that could be improved or corrected, get in touch with us, and contribute so that we can collectively improve the journal's website.</p> <p><br />We appreciate your understanding for the time the system was down and for your interest in publishing in the journal. We look forward to your work’s submission!</p>2021-12-19T23:59:18-03:00https://periodicos.ufsm.br/refilo/announcement/view/592Chamada artigos para compor Dossiê2021-06-11T08:47:09-03:00Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo<p>O período de recebimento dos artigos é de 15 de junho de 2021 a 29 de agosto de 2021 e a publicação do dossiê está prevista para ocorrer em dezembro de 2021.</p><p>Na <a title="Chamada pública 01/2021 REFilo" href="https://drive.google.com/file/d/1YPPljlmDZ4yKVw5d4tMUIBJ23T3OM6ZB/view?usp=sharing" target="_blank">Chamada pública 01/2021</a>, você pode verificar as informações completas e prazos.</p>2021-06-11T08:47:09-03:00https://periodicos.ufsm.br/refilo/announcement/view/547Resultado dossiê2020-09-01T08:24:03-03:00Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo<p>A Comissão Editorial da Revista Digital de Ensino de Filosofia divulga o resultado da chamada pública 01/2020 – Recebimento de artigos para composição do Dossiê “<em>Ensino da Filosofia – Comunicações GT Filosofar e ensinar a filosofar”. </em></p><p><em><br /></em>Os artigos selecionados para comporem o dossiê são:</p><ul><li>A avaliação em filosofia na perspectiva da igualdade e da emancipação: “vontade”, “atenção” e “busca”</li><li>Role playing game: uma ferramenta pedagógica para ensinar e aprender filosofia no ensino médio</li><li>Filosofia e infância: formação docente para atuar em filosofia para/com crianças</li><li>Pragmatismo e Razão Comunicativa: uma contribuição ao Aprendizado Educacional</li><li>Educação Filosófica como processo de Libertação</li><li>“Exercícios emancipatórios” para filosofia no ensino médio a partir de O mestre ignorante de Jacques Rancière</li><li>A experiência na formação social do sujeito e o interacionismo simbólico em G. H. Mead: contribuições para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio</li></ul>2020-09-01T08:24:03-03:00https://periodicos.ufsm.br/refilo/announcement/view/470Chamada para artigos2019-10-08T11:02:49-03:00Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo<p dir="ltr"><span>Estamos recebendo textos sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia <span>que apresentem resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso.</span></span></p><p dir="ltr"><span>Nossa próxima edição será publicada em dezembro de 2019. </span></p><p dir="ltr">Acesse a <a title="Envie o seu artigo" href="/refilo/about/submissions#onlineSubmissions" target="_blank">página da Revista</a> para conferir as normas e o <em>template</em>.</p><div> </div>2019-10-08T11:02:49-03:00