A fotografia como observação no estágio supervisionado em filosofia

Autores

  • André Luis La Salvia Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, São Paulo
  • Lilian Alvez Ortiz Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, São Paulo
  • Cibele de Cássia Nogueira Gennari Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, São Paulo
  • Marcio Tokuiti Nomura Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, São Paulo
  • Alexandre Henrique Luppe de Matos Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, São Paulo
  • Gabriel Valim Alcoba Ruiz Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, São Paulo
  • Janice Caovila Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065727077

Palavras-chave:

Estágio, Licenciatura, Imagem, Observação, Filosofia

Resumo

Dentro da perspectiva do estágio docente enquanto campo de pesquisa, o presente artigo pretende refletir sobre as condições em que se deram a proposta, a pesquisa e a realização de um estágio de observação na licenciatura em filosofia. A partir de uma discussão sobre as imagens clichês do ambiente escolar, optou-se por problematizar a observação estimulando a produção de fotografias que escapassem do senso comum e captassem as singularidades da escola observada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luis La Salvia, Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, São Paulo

Professor na Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, São Paulo

Lilian Alvez Ortiz, Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, São Paulo

Graduanda na Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, São Paulo

Cibele de Cássia Nogueira Gennari, Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, São Paulo

Graduanda na Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, São Paulo

Marcio Tokuiti Nomura, Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, São Paulo

Graduando na Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, São Paulo

Alexandre Henrique Luppe de Matos, Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, São Paulo

Graduando na Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, São Paulo

Gabriel Valim Alcoba Ruiz, Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, São Paulo

Graduando na Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, São Paulo

Janice Caovila, Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, São Paulo

Graduanda na Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, São Paulo

Referências

BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; NORONHA, Claudianny Amorim. Estágio supervisionado interdisciplinar, 11 v. Natal, RN: SEDIS, 2008.

COUTINHO, Eduardo; Documentário: Boca de lixo, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=oZcTlC757mM.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix, O que é a filosofia?, Rio de Janeiro: Editora 34, 2009;

_____________. A imagem-tempo: cinema 2. São Paulo, Brasiliense, 2005.

_____________. Conversações. São Paulo, Editora 34, 1992.

HEUSER, Ester Maria Dreher. Muros do estágio e da formação de professores de filosofia. SABERES, Natal – RN, v. 2, n.5, ago. 2010.

OHATA, M.(Org.). Eduardo Coutinho. a o Paulo: Cosac Naify: SESC, 2014,

OLIVEIRA, Amurabi; BARBOSA, Vilma Soares Lima. Formação de professores em ciências sociais: Desafios e possibilidades a partir do Estágio e do PIBID, Revista Eletrônica Inter-Legere, Número 13, julho a dezembro de 2013.

PIMENTA, Selma Garrido e Lima, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 6 ed. São Paulo, Cortez, 2011.

RIBETTO, Anelice;FILÉ, Valter. Uma experiência sobre produção imagética e alteridade. Revista educação em foco, Ano 17 - n. 23 - julho 2014 - p. 225-247.

TIBAU, Anderson. A prática de ensino numa perspectiva da imagens. Comunicação no encontro da Afirse, Natal, 2001.

Downloads

Publicado

2017-08-16

Como Citar

La Salvia, A. L., Ortiz, L. A., Gennari, C. de C. N., Nomura, M. T., Matos, A. H. L. de, Ruiz, G. V. A., & Caovila, J. (2017). A fotografia como observação no estágio supervisionado em filosofia. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 3(1). https://doi.org/10.5902/2448065727077

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua