Identidade e Ensino da Filosofia: correspondências e problematizações

Autores

  • Patrícia Del Nero Velasco Universidade Federal do ABC, Santo André, São Paulo
  • Caterine Zapata Zilio Barros Universidade Federal do ABC, Santo André, São Paulo
  • Michele Teixeira Bonote Universidade Federal do ABC, Santo André, São Paulo
  • Sergio da Costa Oggioni Universidade Federal do ABC, Santo André, São Paulo
  • Vinícius Defillo Pintor Universidade Federal do ABC, Santo André, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065720900

Palavras-chave:

Filosofia, Identidade Filosófica, Prática de Ensino de Filosofia

Resumo

O presente artigo constitui-se a partir da seguinte tese defendida por Alejandro Cerletti na obra O ensino de filosofia como problema filosófico: os questionamentos sobre o que é filosofia e o que significa ensiná-la mantêm estreita relação, enlaçando aspectos cruciais da atividade filosófica. Fruto de um exercício proposto na disciplina Filosofia do Ensino de Filosofia do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do ABC, o texto tem como objetivo apresentar diferentes ensaios sobre as correlações entre o que é filosofia e o que seria o ensino de filosofia nessas distintas perspectivas, problematizando-as.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Del Nero Velasco, Universidade Federal do ABC, Santo André, São Paulo

Professora na Universidade Federal do ABC, Santo André, São Paulo

Caterine Zapata Zilio Barros, Universidade Federal do ABC, Santo André, São Paulo

Graduanda na Universidade Federal do ABC, Santo André, São Paulo

Michele Teixeira Bonote, Universidade Federal do ABC, Santo André, São Paulo

Graduanda na Universidade Federal do ABC, Santo André, São Paulo

Sergio da Costa Oggioni, Universidade Federal do ABC, Santo André, São Paulo

Graduando na Universidade Federal do ABC, Santo André, São Paulo

Vinícius Defillo Pintor, Universidade Federal do ABC, Santo André, São Paulo

Graduando na Universidade Federal do ABC, Santo André, São Paulo

Referências

BADIOU, A. La filosofía como repetición creativa. Acontecimento, v. 17, n. 33-34, p. 123-131, 2007.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais n. 1/1992 a 68/2011, pelo Decreto Legislativo n. 186/2008 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão n. 1 a 6/1994. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012.

BRASIL/MEC-INEP. Nota Técnica - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_e_o_ideb/Not

a_Tecnica_n1_concepcaoIDEB.pdf. Acesso em: 20 set. 2015.

CEPPAS, F. Desencontros entre ensinar e aprender filosofia. Revista Sul-Americana de. Filosofia e Educação. Número 15, nov/2010-abr/2011, p. 44-54.

CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2009.

CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1995.

FAVARETTO, C. Notas sobre ensino de filosofia. In: ARANTES, P.; LEOPOLDO E SILVA, F.; FAVARETTO, C.; FABRINI, R.; MUCHAIL, S. T. (Org.). A filosofia e seu ensino. Petrópolis, RJ: Vozes; São Paulo: EDUC, 1995, p. 77-85.

LORIERI, M. A. Filosofia: fundamentos e métodos. Filosofia no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2002.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.

VELASCO, P. D. N. Docência e formação em filosofia: para pensar o tempo presente. In: PAGOTTO-EUSÉBIO, M. S; ALMEIDA, R. (Org.). O que é isto, a Filosofia [na escola]?. São Paulo: Editora Laços/Selo Képos, 2014, p. 11-31.

Downloads

Publicado

2016-01-12

Como Citar

Velasco, P. D. N., Barros, C. Z. Z., Bonote, M. T., Oggioni, S. da C., & Pintor, V. D. (2016). Identidade e Ensino da Filosofia: correspondências e problematizações. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 1(1). https://doi.org/10.5902/2448065720900

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.