Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Digital de Ensino de Filosofia (REFilo) é uma publicação digital, semestral, vinculada à Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

A Revista é organizada em sessões de Demanda Contínua, Resenha e Entrevista e destina-se à publicação de trabalhos inéditos na área de Ensino de Filosofia. A Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outras revistas ou para livros.

Periodicidade: A periodicidade é semestral.

Público alvo: A Revista tem como público alvo professores, estudantes e pesquisadores da área da educação e filosofia, com ênfase no ensino de Filosofia.

Filiação/vinculação: A Revista Digital de Ensino de Filosofia possui vínculo com o Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O Conselho Editorial da Revista está formado por profissionais de formação e atuação comprovadas nas respectivas áreas. A área temática de classificação, segundo tabela do CNPq é: Educação - 7.08.00.00-6 e Filosofia 7.01.00.00-4.

Missão: A Revista Digital de Ensino de Filosofia tem como missão a divulgação da produção científica na área de Ensino de Filosofia e respectivas conexões entre Educação e Filosofia, buscando incentivar o debate acadêmico para a produção de novos conhecimentos.

Histórico: a data de criação da Revista Digital de Ensino de Filosofia foi maio de 2015.

Objetivos: A Revista tem como objetivo principal a divulgação de produções científicas realizadas por estudantes de cursos de licenciatura em Filosofia, pesquisadores, professores de Filosofia da Escola Básica e das universidades, que se dedicam ao tema do Ensino e da Aprendizagem de Filosofia.  A Revista propõe-se a divulgar produções que tratem do referido tema em diferentes perspectivas teóricas; que apresentem resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista estará aberta, também, para a publicação de Dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas, transcrições e traduções, que abordem temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.

Os trabalhos deverão ser enviados via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) neste mesmo site da revista e serão submetidos ao juízo do Conselho Editorial. O nome dos pareceristas será mantido em sigilo. Os autores serão notificados via e-mail se os trabalhos foram ou não aprovados para publicação. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo do parecer, sem a identificação do parecerista.

ISSN 2448-0657

 

Políticas de Seção

Editorial - ReFiLo

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Esta seção agrupará as entrevistas realizadas pela revista.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Expediente - ReFiLo

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Esta seção agrupará as resenhas de livros. As mesmas devem ter entre 3 e 5 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de Experiência

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos são enviados ao Presidente da Comissão Editorial, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Os artigos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa, será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.

A REFILO publica artigos originais e inéditos, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os artigos deverão lhe ser destinados com exclusividade.

 

Periodicidade

A REFilo tem periodicidade semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.