Uma análise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria feminina

Autores

  • Mariana Bertuol PUCRS
  • Claudio Hoffmann Sampaio PUCRS
  • Marcelo Gattermann Perin PUCRS
  • Marcia Horowitz Vieira PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465912672

Resumo

A utilidade dos produtos não é o único fator determinante nas decisões de compra dos consumidores, na medida em que os significados simbólicos carregados pelos bens também exercem papel fundamental nesse processo. Estes significados podem ser tanto idiossincráticos, quanto comumente partilhados com outros consumidores. Além disso, podem ser utilizados pelos indivíduos para sustentar a sua imagem ou criar uma nova representação de si mesmos. O presente estudo buscou entender o processo de construção de significados agregados ao consumo de vinhos por um grupo de mulheres que dividem hábitos, compartilham gostos, opiniões e deram origem à formação de uma confraria do vinho na Serra Gaúcha. Assim, este artigo teve como principal objetivo entender o papel de uma confraria feminina no processo de construção dos significados de consumo do vinho. A fim de atingir o propósito do estudo, uma pesquisa qualitativa e exploratória foi conduzida. Dentre os principais resultados, constatou-se que a confraria exerce papel fundamental na mudança do estilo de vida das participantes. Por meio dela, as mulheres reafirmam o seu papel na sociedade, conquistando o seu espaço em uma área tradicionalmente dominada pelos homens. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Bertuol, PUCRS

Mariana Bertuol

Mestre em Administração

PPGAd/PUCRS

Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 50 – sala 1105 – 90619-900 – Porto Alegre RS

maribertuol@hotmail.com

51-3320-3524

Claudio Hoffmann Sampaio, PUCRS

Cláudio Hoffmann Sampaio

Doutor em Administração

PPGAd/PUCRS

Professor titular da FACE/PUCRS

Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 50 – sala 1105 – 90619-900 – Porto Alegre RS

csampaio@pucrs.br

51-3320-3524

Marcelo Gattermann Perin, PUCRS

Marcelo Gattermann Perin

Doutor em Administração

PPGAd/PUCRS

Professor titular da FACE/PUCRS

Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 50 – sala 1105 – 90619-900 – Porto Alegre RS

mperin@pucrs.br

51-3320-3524

Marcia Horowitz Vieira, PUCRS

Márcia Horowitz Vieira

Mestranda em Administração

PPGAd/PUCRS

Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 50 – sala 1105 – 90619-900 – Porto Alegre RS

marcia.horowitz@gmail.com

51-3320-3524

 

 

Downloads

Publicado

2017-05-17

Como Citar

Bertuol, M., Sampaio, C. H., Perin, M. G., & Vieira, M. H. (2017). Uma análise dos significados de consumo de vinho no contexto de uma confraria feminina. Revista De Administração Da UFSM, 10(2), 265–287. https://doi.org/10.5902/1983465912672

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)