Population aging and its implications to marketing management: an investigation in the sector of gym academies

Authors

  • Renata S. Bernardes Queiroz Coordenadora de Iniciação Científica e Professora da FACAMP
  • Marcia Milena Pivatto Serra Professora Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Emília Orsi Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marcos Rogério Mazzieri Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465931342

Abstract

This work aims at analysing how gym academies are responding to the phenomenon of population ageing. Some research and studies have already pointed out specific needs of the elderly segment. However, this work intends to discuss the aging market and the supply of sports services and academies for individuals over 40 years old (the aging segment), who start to present physical needs and limitations associated with the aging process. The research approach is qualitative descriptive and the data was obtained through interviews with owners or staff of academies located in the metropolitan region of Campinas. The analysis of the results indicated the recognition of the potential of senior and mature consumers (between 40-59 years old). However none of the respondents had practices and services that exclusively met the needs of this group of consumers. In this context, the research sought to identify the factors and attributes most relevant to the supply of services of academies to the aging public, based on the recognition of the opportunity and the potential posed by this market. The study presents some contribution to the area of marketing services, as also adds relevant aspects to the development of businesses that seek this potential market.

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Author Biographies

Renata S. Bernardes Queiroz, Coordenadora de Iniciação Científica e Professora da FACAMP

Doutora em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e graduada em Economia pela mesma instituição. Atualmente é Coordenadora de Pesquisa e Iniciação Científica da Facamp, na qual coordenou o curso de Propaganda e Marketing por 2 anos. Possui experiência de 14 anos de docência em cursos de graduação e pós-graduação e estudos nas áreas de marketing e comunicação, com ênfase em comportamento do consumidor e estratégias de marketing e comunicação no setor varejista. 

Marcia Milena Pivatto Serra, Professora Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Bacharel Em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1988), mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é consultora - Consultoria em Estatística e Corretora de Seguros Pivatto Serra, pesquisador voluntário da Universidade Estadual de Campinas e professor assistente doutor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção. Tem experiência na área de Demografia, Estatística e Métodos Quantitativos, atuando principalmente nos seguintes temas: estatística, métodos quantitativos, demografia organizacional, demografia de negócios, envelhecimento, envelhecente e circulação de crianças.

Emília Orsi, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduando-se em administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Campinas. Atividades e trabalhos de pesquisa desenvolvidos na área de comportamento do consumidor e gestão de serviços.

Marcos Rogério Mazzieri, Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração UNINOVE

Doutor em Administração de Empresas com foco em Inovação,  com enfase em Frugal Innovation e na visão da teoria intitucional. Bacharel em Administração, pela Associação Internacional de Educação Continuada (2010), pós-graduação MBA em finanças, pela Fundação Getulio Vargas de SP (2012), pós-graduação MBA em captação de financiamentos (2013), pela Associação Internacional de Educação Continuada, pós-graduação MBA em marketing, pela Fundação Getulio Vargas de SP (2014).Tem 20 anos de experiência em gestão e TIC, na área de administração, engenharia de software, com ênfase em administração, gestão da inovação, gestão estratégica da propriedade intelectual e estratégia de organizações.

Published

2018-07-18

How to Cite

Queiroz, R. S. B., Serra, M. M. P., Orsi, E., & Mazzieri, M. R. (2018). Population aging and its implications to marketing management: an investigation in the sector of gym academies. Revista De Administração Da UFSM, 11(2), 213–227. https://doi.org/10.5902/1983465931342

Issue

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