Effect of gaming on behavioral intention to use online training: an adjustment of the UTAUT model applied to TRT-2

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465921624

Keywords:

Behavioral intention, Gamification, On-line training, Structural equation modeling

Abstract

The objective of this research was to analyze the effect of gamification on intention to use online training from the partial validation of the UTAUT model for qualification of members and servers of the Regional Labor Court of the 2nd Region (TRT-2). The study analyzed the relationship between constructs performance expectancy, effort expectancy, facilitating conditions, and familiarity with the intention to use gaming in distance media.  This was conducted through an empirical application, which used the Structural Equation Modeling (SEM) for data analysis. The research was a single cross-sectional survey, carried out with TRT-2 members and servers who participated in the distance-feeding course ‘Healthy Living’ in 2015. Of the four hypotheses, only familiarity (F) was not significant as it did not serve as a behavioral intentions (BI) predictor of gamification for distance learning courses. Some explanations for such phenomenon may be career promotion and additional qualifications, learning by doing and sample size. The results confirmed that most hypotheses have a high statistical significance of the structural paths and have demonstrated that the model proposed in this study is consistent and can be applied in future studies with appropriate adjustments.

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Author Biographies

Ludmilla Cavarzere de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP

Mestra em Gestão de Políticas e Organizações Públicas pela Unifesp (2016), especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2015), especialista em Gestão Pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2008), bacharela em Tradução e Interpretação e licenciada em Letras - Português, Inglês e Espanhol pela Universidade São Marcos (2003). Leader coach, designer instrucional de cursos EaD e revisora de textos na Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2 - SP). Tenho experiência nas áreas de Coaching, Organização, Produtividade, Gestão Pública e Educação. Assessorei o Comitê de Gestão de Pessoas do TRT2, atuando na frente de trabalho "Gestão por Competências e Desenvolvimento Humano".

Luis Hernan Contreras Pinochet, Universidade Federal de São Paulo, Osasco, SP

Pós-doutor pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. Doutor pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação pela FAE Centro Universitário. Bacharel em Informática pela Universidade Positivo. Professor Adjunto IV do curso de Administração da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência didática em cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu na área de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Tecnologias Emergentes e Sociedade; e Gestão da Informação e Business Analytics. Autor de livros, capítulos, estudos, publicações e pesquisas na área de especialização. Palestrante e conferencista. Avaliador de periódicos e publicações nacionais e internacionais. Atualmente é líder do tema Inovação em TIC e Negócios Digitais do SemeAd e Editor Associado da Revista de Gestão da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade na Universidade de São Paulo.

Ricardo Luiz Pereira Bueno, Universidade Federal de São Paulo, Osasco, SP

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas - SP e graduado em Administração de Empresas pela Faculdade das Ciências Econômicas e Administrativas de Osasco (1998). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo e chefe do Departamento de Administração, foi Presidente do Conselho Curador da UNIFESP, coordenador de Câmara de Pós-graduação, coordenador de Programa de Pós-graduação senso estrito, coordenador de Graduação em Administração Pública. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos em administração, gestão em saúde, administração pública, saúde pública e reforma do estado.

Mauri Aparecido de Oliveira, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, SP

É engenheiro mecânico com ênfase em mecatrônica pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP. Na graduação foi bolsista de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tendo trabalhado no Laboratório de Inteligência Computacional do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) e na Fábrica Integrada Modelo em projetos de manufatura integrada por computador (CIM) da EESC/USP. Tem especialização em engenharia automobilística pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI). Trabalhou como engenheiro de desenvolvimento de protótipos no departamento de Engenharia Experimental da General Motors do Brasil (GMB) tendo atuado em plantas do Brasil e na OPEL da Alemanha. Estudou MBA em Finanças no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC/SP). É mestre e doutor em administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) . Pós-doutorado em Estatística Aplicada pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME/USP). Foi Professor Doutor de Métodos Quantitativos, Chefe do Departamento Multidisciplinar, Idealizador e Coordenador do Laboratório MQUANT-Finep da EPPEN/UNIFESP. Tem interesse em Métodos Quantitativos. Atualmente é professor do Departamento de Gestão e Apoio à Decisão na Divisão de Engenharia Mecânica, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

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Published

2019-07-30

How to Cite

Oliveira, L. C. de, Pinochet, L. H. C., Bueno, R. L. P., & Oliveira, M. A. de. (2019). Effect of gaming on behavioral intention to use online training: an adjustment of the UTAUT model applied to TRT-2. Revista De Administração Da UFSM, 12(3), 472–491. https://doi.org/10.5902/1983465921624

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