Relations between generational cohorts and generations X and Y: multicultural study on Coca-Cola soft drinks

Authors

  • Thel Augusto Monteiro Universidade Metodista de Piracicaba Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) http://orcid.org/0000-0002-0290-1676
  • Antonio Carlos Giuliani Universidade Metodista de Piracicaba Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
  • Judith Cavazos Arroyo Centro Interdisciplinario de Posgrado de la Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla/México
  • Hygino Canhadas Belli UniPinhal Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal
  • Erick Dawson de Oliveira Unespar Paranavai

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465927771

Abstract

The purpose of this study was to present an analysis of consumer attitudes towards the brand and its purchase intentions, as well as to explore the relationships between brand image, brand tradition, company image and beliefs regarding the brand’s role in society. As a research of a descriptive nature, it was decided to approach the research problem quantitatively through the application of a survey. The questionnaires were applied to university students from private institutions of the Business Administration course in Brazil, Spain, Mexico and Paraguay in the period of May and June 2016. The marketing scale presented by Vieira (2011) was used and validated by Pereira, Almeida and Laux (2006). Data processing for presentation and analysis was performed using the Statistical Package for Social Science (SPSS) software. The results demonstrated relevant information about consumers' attitudes towards the brand and their purchase intentions. It became evident that companies can develop marketing strategies at different levels of intensity for each of the categories analyzed and, from them, establish marketing strategies with greater criteria and objectivity in their strategies of positioning.

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Author Biographies

Thel Augusto Monteiro, Universidade Metodista de Piracicaba Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

Doutor em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba, High Performance Coach pelo Instituto ISI Infinity, Mestre em Administração, Especialista em Marketing Estratégico, e Bacharel em Administração de Empresas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unimep, responsável pelas disciplinas Canais de Marketing e Comportamento do Consumidor. Possui capítulos de livros e artigos científicos publicados nas áreas de administração mercadológica, planejamento estratégico de marketing e sustentabilidade. É Editor-chefe da Revista Caderno Profissional de Marketing da UNIMEP.

Antonio Carlos Giuliani, Universidade Metodista de Piracicaba Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

Graduado em Administração pela UNIMEP, Especialização em Marketing pela FGV - Fundação Getúlio Vargas, e pela University of Califórnia Berkeley, Doutorado e Mestrado em Administração ? UNIMEP. Atualmente é professor tempo integral na área de Marketing e Coordenador do PPGA ? Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional e Doutorado em Administração e do MBA em Marketing da UNIMEP ? Universidade Metodista de Piracicaba. Presidente da Comissão de Ensino de Pós-Graduação da UNIMEP. É professor visitante das Universidades: Universidad Nacional de La Plata / Argentina, Universidad Madero / México, Universidad Sevilla / Espanha. É autor e co-autor de 17 livros no Brasil, Argentina, México e Estados Unidos. Consultor ad-hoc do Ministério da Educação, INEP/SINAES. Experiência em empresas do setor de varejo e serviços na área de Gestão e Marketing por 25 anos. Pesquisador do grupo de estudos de Marketing, Estratégia e Varejo, desenvolvendo estudos na área de Estratégias de Marketing de Varejo e Serviços.

Judith Cavazos Arroyo, Centro Interdisciplinario de Posgrado de la Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla/México

Coordinadora doctorado en Dirección y Mercadotecnia en UPAEP trabaja investigacines acerca de Comunicacion, Marketing, Publicidad, Relaciones Públicas

Hygino Canhadas Belli, UniPinhal Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal

Mestrado (PUC-SP) e Doutorado (UNIMEP) em Marketing, graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, estratégia, comportamento do consumidor, mercado, poder de compra e setor automotivo.

Erick Dawson de Oliveira, Unespar Paranavai

Doutorando em Administração Unimep - Linha de Pesquisa - Marketing e Estratégia. Mestre em Gestão de Pessoas e Organizações pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP. Graduado em Administração de Empresas pela FACINOR - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (2003), Especialização em Gestão Empresarial com foco em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (2005) e Especialização em Comunicação, Publicidade e Negócios pelo CESUMAR - Delegado do Conselho Regional de Administração do Paraná - Jurisdição de Paranavaí-Pr. Coordenador Geral do Projeto Extensão Patronato, Coordenador Projeto de Extensão Capacite (Pro Labor) na Unespar Campus de Paranavaí. Avaliador Ad hoc da Revista Conbrad.

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Published

2020-06-01

How to Cite

Monteiro, T. A., Giuliani, A. C., Arroyo, J. C., Belli, H. C., & Oliveira, E. D. de. (2020). Relations between generational cohorts and generations X and Y: multicultural study on Coca-Cola soft drinks. Revista De Administração Da UFSM, 13(2), 333–354. https://doi.org/10.5902/1983465927771

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