The brand types influence on the choice and pricing of a T-shirt

Authors

  • Maria Aparecida Gouvêa Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Luiz Alberto Marcondes Homen de Mello Castro Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Noel Alves Vicente Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465915583

Abstract

Apparel brands communicate social identity and membership of the person that consume it. Knowing this, many brands were developed, some exploring their relationship with fashion, whereas others use a cause association. In order to increase knowledge about the brand influence, this study aimed to analyze the impact of tag types (social, generic and manufacturer), on the choice and the price of a shirt. It was developed a quantitative survey with a accidental sample of the 248 people with high degree of education. Through the use of conjoint analysis, it was obtained a model that ranked three attributes according their importance to the choice of a T-shirt and the most relevant characteristics of each attribute. Also, it was analyzed the relationship of the three brand types and the T-shirt price. The study revealed that the quality in this segment is more important than the brand, and that different brands can add value to a product at varying levels, depending on the consumer segment.

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Author Biographies

Maria Aparecida Gouvêa, Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Possui formação em nível de Graduação em Estatística (IME/USP 1976) e em Letras (FFLCH/USP - 1981), de Mestrado em Estatística (IME/USP - 1982), de Doutorado em Administração (FEA/USP 1991), de Livre-Docência em Administração (FEA/USP 2002) e de Aperfeiçoamento na Metodologia do Estudo de Caso na Harvard University (2003). Foi coordenadora do Curso de Graduação e vice-coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Administração (FEA/USP) e editora, por 9 anos, da Revista de Gestão REGE/USP. Atualmente exerce as funções de Professora Associada no Departamento de Administração da FEA/USP e Pesquisadora Bolsista de Produtividade (1D/CNPq). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Métodos Quantitativos Aplicados, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da qualidade de atendimento em serviços e modelos de aceitação de novas tecnologias.

Luiz Alberto Marcondes Homen de Mello Castro, Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2008) e Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2011). É executivo do Walmart do Brasil e consultor de estratégia e marketing. Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa com Estatística Aplicada (GEPEA) da FEA/USP. Nos Programas Lato Sensu, encontra-se como orientador de trabalhos de conclusão da Fundação Instituto de Administração - FIA. Foi executivo da Mattel do Brasil, American Express e da Procter & Gamble e consultor da Kline Group. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, Estratégia Empresarial e Estatística.

Noel Alves Vicente, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Estatística pelo Centro Universitário Capital (2007). Atualmente é funcionário de carreira - Banco do Brasil S/A. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise Multivariada de Dados, Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2014) - Área: Metodos Quantitativos/Informática.

Published

2018-12-26

How to Cite

Gouvêa, M. A., Castro, L. A. M. H. de M., & Vicente, N. A. (2018). The brand types influence on the choice and pricing of a T-shirt. Revista De Administração Da UFSM, 11(3), 595–614. https://doi.org/10.5902/1983465915583

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