A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESTRATÉGICA NO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES

Fabiano Greter Moreira

Resumo


No presente artigo pode-se verificar a base científica da Gestão de recrutamento e seleção de pessoal no âmbito organizacional, apresentando várias formas e alternativas de como recrutar e selecionar seu capital intelectual. Verifica-se que a teoria e a prática estão integradas diariamente no serviço de Recrutamento e Seleção de Colaboradores. Sendo assim pode-se afirmar que os conceitos e os procedimentos adquiridos e utilizados vêm propor eficiência e potencialidade nas contratações. Vale salientar que o papel da Administração de Recursos Humanos é fundamental em todo o processo de aprendizagem organizacional, criando e estimulando políticas e ações que visem enfrentar problemas pessoais e de relacionamento. Sempre se deve lembrar que os supervisores de uma empresa - sejam eles gerentes de qualquer nível, diretores ou executivos - são os espelhos, os exemplos e os guias para seus subordinados. Assim, se querem que seus colegas trabalhem com plena capacidade e disposição, antecipando mudanças, enfrentando desafios com capacidade, criatividade e confiança, devem servir de exemplo para que eles os guiem, enfrentando muitas vezes seus medos e resistências.

Palavras-chave


Administração; Empresa; Recursos Humanos.

Texto completo:

PDF

Referências


CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Recursos Humanos. Fundamentos Básicos. 4ª. ed. São Paulo. Editora Atlas S.A., 1.999.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos – O capital humano das organizações. 8ª edição. – São Paulo: Atlas, 2006.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. 7. ed. São Paulo: Editora Atlas S. A., 2.002.

GIL, Antonio Carlos. Gestão de Pessoas. Enfoque nos papeis profissionais. São Paulo. Editora Atlas S. A. 2001.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos Humanos: Princípios e Tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. – 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2009.




DOI: https://doi.org/10.5902/2526629226482

Apontamentos

  • Não há apontamentos.