Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Criada em 2011, a revista Notas de Pesquisa (NPesq) é uma publicação sem fins lucrativos, mantida por professores e alunos pesquisadores do LABLER-Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação e do GRPesq/CNPq "Linguagem como prática social", ligados ao Programa  de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria.

NPesq é um periódico semestral cuja missão principal é incentivar a publicação de resultados de pesquisas originais em desenvolvimento ou já concluídas nas diferentes áreas do conhecimento que usam o conceito de discurso como referencial de análise. Acolhe artigos, resumos expandidos, resenhas, slides de comunicações, pôsteres e debates sobre temáticas variadas que encorajem o diálogo interdisciplinar sobre as relações entre discurso e práticas sociais. O periódico visa à divulgação de resultados obtidos em diferentes fases do processo de investigação (análise piloto, análise do contexto, análise do texto e do discurso, etc.), desde que esses resultados estejam baseados em dados coletados, analisados e interpretados com metodologia de pesquisa consistente.

São bem-vindos trabalhos escritos em língua portuguesa, de doutores, mestres, graduados e estudantes de pós-graduação e de graduação.

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a adequação do trabalho em relação a todos os itens listados nas Normas de publicação. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão automaticamente desconsideradas. A NPesq está permanentemente aberta à submissão de trabalhos, por meio eletrônico, no endereço: http://www.ufsm.br/npesq.    

 

 

Políticas de Seção

Artigo

Nesta seção, publicamos artigos inéditos que apresentam dados derivados de abordagens consistentes de pesquisa, sobre questões relacionadas à linguagem como prática social. Esta seção poderá, ocasionalmente, apresentar artigos de reflexão, que ofereçam uma revisão abrangente do conhecimento corrente sobre temáticas relevantes e que apontem novas direções para a pesquisa, especialmente em uma perspectiva interdisciplinar. Os trabalhos devem apresentar contribuições para a área de Linguística Aplicada,  com foco em ensino e aprendizagem de línguas, multiletramentos, formação de professores, teorias e análises (críticas) de linguagens verbal e não verbal, em qualquer uma de suas dimensões (como, por exemplo, léxico-gramática/imagens, gênero ou discurso). Os textos originais deverão ter entre 5.000 e 8.000 palavras ao todo, e seguir as Diretrizes para autores. Serão submetidos à aprovação de pareceristas em um processo de Avaliação cega por pares. Para acessar o template, clique aqui.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumo Expandido

Nesta seção, publicamos breves relatos de pesquisa inédita em andamento, provenientes de diferentes áreas do conhecimento. Os trabalhos devem apresentar contribuições para a área de Linguística Aplicada,  com foco em ensino e aprendizagem de línguas, multiletramentos, formação de professores, teorias e análises (críticas) de linguagens verbal e não verbal, em qualquer uma de suas dimensões (como, por exemplo, léxico-gramática/imagens, gênero ou discurso). Os trabalhos devem ter entre 1.500 e 3.500 palavras. Os resumos expandidos deverão seguir as Diretrizes para autores e serão submetidos à avaliação de pareceristas em um processo de Avaliação cega por pares. Para acessar o template, clique aqui.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

As resenhas publicadas nesta seção devem descrever e avaliar uma obra publicada recentemente ou um relançamento de alguma obra seminal, relacionados a questões de linguagem/discurso, nas diferentes áreas do conhecimento. Os textos submetidos à revista devem ter entre 900 e 1.500 palavras e seguir as Diretrizes para autores. Serão submetidos à avaliação de pareceristas em um processo de Avaliação cega por pares. Para acessar o template, clique aqui.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Debates

A NPesq recebe comentários e reações a temas de interesse corrente sobre questões de linguagem/discurso em diferentes áreas do conhecimento. Embora contribuições para esta seção sejam tipicamente por convite, respostas a artigos publicados e discussões curtas sobre questões de pesquisa ou de ensino de línguas/linguagens também são bem-vindas. Os textos devem ter entre 900 e 1.500 palavras e seguir as Diretrizes para autores. Para acessar o template, clique aqui.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Slides de comunicação

Nesta seção publicamos slides de comunicações apresentadas em eventos acadêmicos. Os trabalhos devem estar de acordo com as Diretrizes para autores.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pôster

Nesta seção publicamos pôsteres apresentados em eventos acadêmicos. Os trabalhos devem estar de acordo com as Diretrizes para autores.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Artigos, resumos expandidos e resenhas serão submetidos à avaliação cega por pares (avaliação de textos anônimos, dos quais foram retiradas todas as marcas de autoria). Os originais serão:

1. pré-avaliados pela Comissão Editorial, que verificará a conformidade  do material à proposta editorial da revista e a sua adequação às Normas de publicação; e

2. encaminhados à avaliação por pareceristas selecionados pelos editores, levando em consideração a afinidade de áreas e à política de publicação da revista.

Slides de comunicações, pôsteres e debates serão avaliados pela Comissão Editorial.

Os pareceres serão encaminhados aos autores e, no caso de pedidos de alteração dos trabalhos, os autores terão o prazo de 15 dias para realizar as alterações sugeridas, as quais serão posteriormente conferidas. 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite a essas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...