Oralidade e as estratégias de progressão temática: práticas com o gênero seminário em uma turma de 9º ano

Autores

  • EVALDO RIBEIRO ANDRADE Secretaria de Educação do Piauí/Secretaria de Educação do Maranhão
  • Bárbara Olímpia Ramos Melo Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148538616

Palavras-chave:

Oralidade, Seminário, Estratégia de progressão temática, Ensino

Resumo

O seminário é caracterizado principalmente pela atividade de expor e a sua progressão temática pode ser efetivada pelo uso de diferentes estratégias. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar as estratégias de progressão temática de seminários apresentados por alunos de uma turma de 9º ano de uma escola pública de Teresina-PI. Gonçalves (2009), Gomes-Santos (2012) e Dolz (2004) são alguns teóricos usados para fundamentar este trabalho. Metodologicamente, quanto aos objetivos, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória e descritiva. Constatou-se que alguns grupos conseguiram operacionalizar mais estratégias que outros e, por isso, mantiveram por mais tempo a plateia atenta ao que era exposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

EVALDO RIBEIRO ANDRADE, Secretaria de Educação do Piauí/Secretaria de Educação do Maranhão

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Piauí. Professor da Educação Básica

Bárbara Olímpia Ramos Melo, Universidade Estadual do Piauí

Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Graduação e da Pós-graduação em Letras na Universidade Eestuadl do Piauí.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

BUENO, Luzia; ABREU, Cláudia de Jesus. Gêneros orais na universidade: relato de uma experiência com o seminário. Synergies Brésil n° 8, 2010. p. 119-125.

COSTA-HÜBES, Terezinha da C. SWIDERSKI, Rosiane M. S. Gêneros orais e ensino: uma experiência didática com notícia televisiva. In:

BUENO, Luzia. COSTA-HÜBES, Terezinha da C. (Orgs.). Gêneros orais no ensino. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2015. p. 139-168.

DOLZ, Joaquim. BUENO, Luzia. Gêneros orais e gêneros produzidos na interface escrito-oral: o discurso de formatura no ensino fundamental e sua contribuição para o letramento escolar. In: BUENO, Luzia. COSTA-HÜBES, Terezinha da C. (Orgs.). Gêneros orais no ensino. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2015. p. 117-138.

DOLZ, Joaquim. GAGNON, Roxane. O gênero de texto, uma ferramenta didática para desenvolver a linguagem oral e escrita. In: BUENO, Luzia. COSTA-HÜBES, Terezinha da C. (Orgs.). Gêneros orais no ensino. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2015. p. 23-56.

DOLZ, Joaquim et al. A exposição oral. In: _____. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2004. p. 183-211.

FÁVERO, Leonor L.; ANDRADE, Maria Lúcia C. V. O.; AQUINO, Zilda G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato. A exposição oral: nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2012.

GONÇALVES, A. V.; BERNARDES, E. S. O gênero seminário: usos e dimensões ensináveis. Revista Linguasagem, ISSN: 1983-6988, São Carlos, 2010.

GOULART, C. As práticas orais na escola: o seminário como objeto de ensino. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. 210 f.

KOCH, Ingedore G. V. Especificidade do texto falado. In: JUBRAN, Clélia Spinardi (org.). A construção do texto falado. São Paulo: Contexto, 2015. p. 39-46.

SANTOS, Leonor W. RICHE, Rosa C. TEIXEIRA, Claudia S. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2015.

Downloads

Publicado

2020-08-04 — Atualizado em 2022-07-28

Versões

Como Citar

ANDRADE, E. R., & Melo, B. O. R. (2022). Oralidade e as estratégias de progressão temática: práticas com o gênero seminário em uma turma de 9º ano. Letras, 399–420. https://doi.org/10.5902/2176148538616 (Original work published 4º de agosto de 2020)