Análise crítica de discursos sobre produção de textos argumentativos em livros didáticos de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148537604

Palavras-chave:

Produção de textos argumentativos, Livros didáticos de Português, Análise Crítica de Discurso

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os discursos sobre produção de textos argumentativos em uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II. O referencial teórico adotado fundamenta-se na Análise Crítica do Discurso, na Gramática Sistêmico-Funcional e nas perspectivas Teóricas da Argumentação. Os resultados apontam a predominância de um discurso de Argumentação como nova retórica, uma vez que o material didático explora prioritariamente o contexto de produção e recepção dos textos.

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Biografia do Autor

Claridiane de Camargo Stefanello, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui Letras Português e Espanhol - Licenciatura, pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2015). Possui Pós - Graduação, na área do Ensino e Metodologia de Língua Portuguesa e também na área da Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira - FETREMIS (2017). É professora de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e suas respectivas Literaturas, no Ensino Fundamental e Médio. Atualmente acadêmica de Pós-graduação - Mestrado em Letras-Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Franciele Matzembacher Pinton, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduação em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (1999), Mestrado (2003) e Doutorado (2012) em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Professora Adjunto A no Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Artes e Letras e no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Cleiton Reisdorfer Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduado em Letras - Português e Espanhol, pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Mestrando em Letras - Estudos Linguísticos, na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

Stefanello, C. de C., Pinton, F. M., & Silva, C. R. (2019). Análise crítica de discursos sobre produção de textos argumentativos em livros didáticos de Língua Portuguesa. Letras, (58), 299–322. https://doi.org/10.5902/2176148537604