A relevância da noção de perspectivação conceptual (construal ) no âmbito dos estudos do texto e do discurso: teoria e análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148529571

Palavras-chave:

Perspetivação conceptual, Estudos Discursivos, Linguística Textual, Linguística Cognitiva, Corporeamento

Resumo

Objetiva-se, neste artigo, por um lado, discutir teoricamente a noção de perspectivação conceptual e sua tipologia de operações e, por outro, mostrar sua aplicabilidade e pertinência para a análise de dados linguísticos orientados para o exame dos processos de produção e, especialmente, de interpretação do sentido no âmbito dos estudos discursivo-textuais. Para isso, expor-se-ão pressupostos teóricos das abordagens corporeadas de cognição e, posteriormente, noções fundamentais da Linguística Cognitiva relevantes para a textualidade, para somente então serem debatidas, com exemplificação analítica, variadas operações de perspectivação conceptual, como esquematização, metaforização, categorização, focalização, quadro de visualização, granularidade e proximização.

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Doutor em Letras (2011), pelo programa de Filologia e Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Letras pela mesma universidade (2005).  É professor doutor adjunto em Filologia e Língua Portuguesa, com dedicação exclusiva, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Atualmente, é coordenador do programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa pela mesma faculdade.

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Publicado

2017-10-16

Como Citar

Gonçalves-Segundo, P. R. (2017). A relevância da noção de perspectivação conceptual (construal ) no âmbito dos estudos do texto e do discurso: teoria e análise. Letras, (54), p. 69. https://doi.org/10.5902/2176148529571