O ensino de gêneros orais nas aulas de Língua Portuguesa

Autores

  • Tamires Regina Diel Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS
  • Ana Cecília Teixeira Gonçalves Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS
  • Jeize de Fátima Batista Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148526002

Palavras-chave:

Ensino, Trabalho Docente, Língua Portuguesa, Gêneros Orais

Resumo

Este trabalho tem como objetivo verificar qual é o espaço destinado aos Gêneros Orais nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e de que forma são trabalhados. Com intuito de atingir esse objetivo, a pesquisa foi desenvolvida com três professoras de Língua Portuguesa das séries finais - 6º ao 9º ano - do Ensino Fundamental. Destaca-se que o trabalho fundamenta-se nos pressupostos teóricos e metodológicos do Interacionismo sociodiscursivo, sobretudo em Machado e Bronckart (2009). A partir da análise dos dados, averiguou-se que os Gêneros Orais não são tratados como objeto efetivo de ensino nas aulas de Língua Portuguesa.

 

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Biografia do Autor

Tamires Regina Diel, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS

Graduada em Letras Português e Espanhol

Ana Cecília Teixeira Gonçalves, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS

Possui graduação no Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa/Literaturas - pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), Mestrado em Letras, área de Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), Doutorado em Letras, área de Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Atualmente é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul e coordenadora do Curso de Letras Português e Espanhol - Licenciatura.

Jeize de Fátima Batista, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS

Professora do Curso de Graduação em Letras Português Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo

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Publicado

2017-10-16

Como Citar

Diel, T. R., Gonçalves, A. C. T., & Batista, J. de F. (2017). O ensino de gêneros orais nas aulas de Língua Portuguesa. Letras, (54), p. 127. https://doi.org/10.5902/2176148526002