A personagem pós-moderna em lessing: uma análise do processo de identificação em “To room nineteen”

Autores

  • Sebastião Alves Teixeira Lopes Universidade Federal do Piauí, Picos, PI
  • Isabela Christina do Nascimento Sousa Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB https://orcid.org/0000-0003-1734-5251

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148525095

Palavras-chave:

Doris Lessing, Pós-moderno, Identidade

Resumo

Susan Rawlings, protagonista de To room nineteen, conto escrito por Doris Lessing e parte da coletânea Stories (1978), não possui uma identidade unificada e estável, mas várias identidades constantemente deslocadas. Essas identidades não são harmoniosas e entram em conflito causando o que Hall (2014) chama de “crise de identidade”. Este estudo, por meio de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, procura analisar o processo de identificação dessa personagem e, de acordo com as ideias de Hall (2014), examinar em que medida é possível considerar Susan Rawlings um sujeito pós-moderno; ainda, compreender como o espaço e o gênero influenciam no processo de identificação.

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Biografia do Autor

Sebastião Alves Teixeira Lopes, Universidade Federal do Piauí, Picos, PI

Graduado em Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa, pela Universidade Federal do Piauí (1990); Graduado em Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana pela Universidade Federal do Piauí (1991); Mestre em Letras, Área de Concentração: Inglês e Literatura Correspondente, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996); Doutor em Letras, Área de concentração: Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana, pela Universidade de São Paulo (2002); Pós-Doutorado na Universidade de Winnipeg, Canadá (2007); Pós-Doutorado na Universidade de Londres/School of Oriental and African Studies, Inglaterra (2014). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Piauí.

Isabela Christina do Nascimento Sousa, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB

Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) com Habilitação em Língua inglesa e suas respectivas literaturas. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora de inglês desde 2008, trabalhos em escolas de ensino básico e em diversos cursos de idiomas, além dos trabalhos nos Núcleo de línguas NEEL (UERN) e NUPEL (Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN). Parte do quadro de professores temporários da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) durante o ano de 2016, em 2017 fez parte do quadro de professores temporários da UERN. Atualmente trabalha como professora substituta na UEPB, campus III.

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

Lopes, S. A. T., & Sousa, I. C. do N. (2016). A personagem pós-moderna em lessing: uma análise do processo de identificação em “To room nineteen”. Letras, (53), p. 257. https://doi.org/10.5902/2176148525095