Processos verbais em inglês e em espanhol: uma perspectiva funtional para artigos de pesquisa sobre análise do discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148520208

Palavras-chave:

Processos verbais, Artigos de pesquisa, Análise do discurso

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma análise dos processos verbais e das construções de locuções em dois corpora, um com artigos de revistas anglófonas e um de revistas hispanófonas. Nosso interesse principal foi traçar um perfil semânticogramatical de como estruturas verbais e de locução são construídas na área da Análise do Discurso, e verificar se havia similaridades e/ou diferenças nos dois corpora. Os resultados mostraram que há diferenças significativas em termos da relação processos verbais, locuções metafóricas, processos verbais mais frequentes e projeção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Rodríguez-Vergara, Universidade Nacional Autônoma do México, Cidade do México

Daniel Rodríguez-Vergara é Doutor em Linguística pela Universidade Nacional Autônoma do México e Profesor Associado do Departamento de Linguística Aplicada no Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras.

Referências

BROWN, G; YULE, G. Discourse analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.

CHRISTIE, F.; DEREWIANKA, B. School discourse: learning to write across the years of schooling. London: Continuum, 2008.

DEREWIANKA, B. Language development in the transition from childhood to adolescence: the role of grammatical metaphor. Unpublished PhD thesis. Department of English and Linguistics. Macquarie University, 1995.

HALLIDAY, M.A.K. An introduction to functional grammar. London: Arnold, 1985.

HALLIDAY, M.A.K. An introduction to functional grammar. 2nd. ed. London: Arnold, 1994.

HALLIDAY, M.A.K.; MATTHIESSEN, C.M.I.M. Construing experience through meaning: a language-based approach to cognition. London: Continuum, 1999.

HALLIDAY, M.A.K.; MATTHIESSEN, C.M.I.M. An introduction to functional grammar. 3rd. ed. London: Arnold, 2004.

HALLIDAY, M.A.K.; MATTHIESSEN, C.M.I.M. Halliday’s introduction to functional grammar. 4th. ed. London: Routledge, 2014.

HASAN, R. The conception of context in text. In: FRIES, P.H.; GREGORY, M. (eds.). Discourse in society: systemic functional perspectives: meaning and choice in language: studies for Michael Halliday. New Jersey: Ablex, 1995. p. 183-269.

HYLAND, K. Hedging in scientific research articles. Amsterdam: Benjamins, 1998.

HYLAND, K. Disciplinary differences: language variation in academic discourses. In: HYLAND, K.; BONDI, M. (eds.). Academic discourse across disciplines. Bern: Peter Lang, 2006. p. 17-45.

MATTHIESSEN, C.M.I.M. Lexicogrammatical cartography: English systems. Tokyo: International Language Sciences Publishers, 1995.

MATTHIESSEN, C.M.I.M.; TERUYA, K.; LAM, M. Key terms in systemic functional linguistics. London: Continuum, 2010.

MARTIN, J.R.; WHITE, P.R.R. The language of evaluation: appraisal in English. New York: Palgrave Macmillan, 2005.

SWALES, J.M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

SWALES, J.M. Research genres: explorations and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

Downloads

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Rodríguez-Vergara, D. (2015). Processos verbais em inglês e em espanhol: uma perspectiva funtional para artigos de pesquisa sobre análise do discurso. Letras, (50), 143–162. https://doi.org/10.5902/2176148520208