Contrapontos para a Educação Física: a relação esporte, movimento e experiência

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546467871

Palavras-chave:

Esporte, Movimento, Experiência

Resumo

Neste ensaio, propomo-nos a discutir as possíveis relações do movimento humano, presentes no esporte e na experiência. Concebemos a dominação do corpo e do movimento a partir do esporte, para chegarmos à discussão dos sentidos atribuídos à prática esportiva. Apresentamos algumas considerações e alternativas a serem pensadas em relação à dimensão da experiência no movimento e no ensino a partir da perspectiva do “se-movimentar”, com exemplos de algumas práticas. Consideramos que a abertura para a experiência pode possibilitar um reencontro com o prazer da prática esportiva, valorizando dimensões sensíveis do “se-movimentar”. Essa perspectiva nos dá indicativos de que a experiência pode aparecer no processo educativo não somente como um meio, mas também como finalidade educativa e formadora.

Palavras-chave: Esporte; Movimento; Experiência

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Biografia do Autor

Felipe Barroso de Castro, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, linha de pesquisa "Docência, saberes e desenvolvimento profissional". É graduado em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2011), especialista em Educação Física Escolar (2014) e mestre em Educação Física (2015) pela mesma instituição (Programa de Pós-Graduação em Educação Física/UFSM), linha de pesquisa "Aspectos Sócio-culturais e Pedagógicos da Educação Física". Tem interesse de pesquisa nas seguintes temáticas: Educação Física Escolar, Epistemologia e Educação Física, Pedagogia do Esporte, Formação de professores, Metodologias de ensino, Teoria e Prática pedagógica em Educação Física. Atualmente, é revisor dos periódicos: Revista Kinesis (CEFD/UFSM), Revista Arquivos em Movimento (EEFD/UFRJ) e Revista Contemporânea de Educação (UFRJ); e professor de Educação Física da Rede municipal de ensino de Santa Maria-RS, atuando como Coordenador pedagógico da Ed. infantil, Anos iniciais e Anos finais do Ensino fundamental na EMEF Profª Hylda Vasconcellos.

Elenor Kunz, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui doutorado em Instituto de Ciências do Esporte pela Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover(1987) e pós-doutorado pela Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover(1996). Atualmente é Membro de corpo editorial da Motrivivência (0103-4111), Membro de corpo editorial da Pensar a prática (1415-4676), Revisor de periódico da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (0101-3289), Revisor de periódico da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (1807-5509), Revisor de periódico do Movimento (Porto Alegre) (0104-754X), Revisor de periódico da Motrivivência (0103-4111), Membro de corpo editorial do Movimento (Porto Alegre) (0104-754X), Revisor de periódico do Educação em Revista (UFMG. Impresso), Revisor de periódico da Pensar a Prática (UFG. Impresso), Revisor de periódico da Kinesis (Santa Maria), Revisor de periódico da Motriz : Revista de Educação Física (Online), Revisor de periódico da Revista Portuguesa de Educação, Revisor de periódico da Revista da Educação Física (UEM. Impresso) e Revisor de periódico da Ágora para la Educación Física y el Deporte. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ciências do Esporte.

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Publicado

05-09-2022

Como Citar

Castro, F. B. de, & Kunz, E. (2022). Contrapontos para a Educação Física: a relação esporte, movimento e experiência. Kinesis, 40. https://doi.org/10.5902/2316546467871

Edição

Seção

Ensaios

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